Como Controlar e Evitar Pressão Alta

PUBLICIDADE

Um dos problemas que mais afligem a população é a pressão alta, infelizmente parte dessas pessoas nem mesmo sabem que sofrem desse mal, porque não apresentam sintomas. Isso torna a situação ainda mais perigosa. Por isso, cada um deve ser responsável na hora de escolher os alimentos e como agir com as tensões emocionais. O problema da pressão alta ou hipertensão arterial acaba gerando outros riscos além do que afeta o sistema sanguíneo, pode ocorrer irregularidade nos rins, coração e cérebro.

A hipertensão quando crônica, não possui uma cura, mas, apresentam possibilidades de tratamentos, dessa forma, a pessoa que sofre com a pressão alta precisa fazer exames médicos regularmente, para averiguar como estão as batidas do coração, e assim, o médico irá observar como a pessoa está e de que medida para tratar ela carece para não ocorrerem surpresas desagradáveis em sua vida.

A pessoa é considerada hipertensa, quando apresenta a pressão elevada acima normal de forma permanente, não em situações esporádicas, a qual qualquer um pode passar, mas não permanecer assim com freqüência. Se alguém fica sob tensão e estresse, está propensa a ter um aumento na pressão arterial, porém, se ocorre apenas em determinados momentos, não indica que esta sofre do mal, mas, aqueles que estão constantemente com a pressão alterada, pode sim ser hipertenso, mas somente o médico poderá avaliar e determinar com exatidão a situação da pessoa.

PUBLICIDADE

Para evitar este transtorno e controlá-lo, se requer procedimentos favoráveis, ou seja, que deixará a saúde em dia. Sendo assim, procure seguir essas orientações básicas e não se distrair, para que realmente funcione e seja notado no cotidiano. Primeiramente, verifique o peso constantemente, pois se estiver acima do ideal, causa dificuldades ao coração, que precisará de mais esforço, para levar o sangue através de suas batidas, que ficaram mais intensas, sobrecarregando-o. Isso pode acarretar sérios danos e levando-o até mesmo a uma atrofia.

A pratica de exercícios físicos deve ocorrer de forma regular, pois só assim, surtirão efeitos, escolha os aeróbicos, porque são excelentes para tonificar a circulação do sangue e para melhorar as funções pulmonares. Mas, nunca exagere, busque uma orientação de especialista para prescrever os treinos mais adequados a você.

Diminua a quantidade de sal no preparo dos alimentos, se você o consome em grandes quantias, pode reter líquidos, uma ponte para a hipertensão arterial. Evite também, os alimentos muito condimentados, os enlatados e em conservas, pois contém muito sódio.

O consumo de bebidas alcoólicas devem ser moderadas ou mesmo evitadas. As bebidas contribuem para o aumento da pressão.

Consuma apenas alimentos saudáveis, como no caso da gordura, preferencialmente a de origem vegetal. Coma legumes, frutas e verduras. As carnes devem ser magras, sem excessos.

Quando o médico faz indicação de medicamentos, não deixe tomar com regularidade prescrita, para não sofrer danos futuros, evite remédios que não foram recomendados, pois a pressão pode ser prejudicada, ocorrendo sua elevação.

PUBLICIDADE

Evite fumar, pois os cigarros junto com outras toxinas aumentam a pressão e causa outros transtornos ao organismo.

Sempre que possível, controle-se mediante as situações de estresse que surgem no cotidiano, procure relaxar, para não alterar a pressão arterial.

faça exames com frequência, para identificar e controlar a hipertensão, e empregar as medicações junto a atividade física adequada ao seu biótipo.

Meça a pressão ao menos uma vez a cada seis meses, e se já apresenta irregularidade, faça a medição com mais freqüência e periodicidade.

Assim, nunca deixe de consultar seu médico, e viva com saúde e felicidade!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.