Como controlar as crianças em público

Como controlar as crianças em público

Como controlar as crianças em público é o que vivem querendo saber muitos papais e mamães, que frequentemente sofrem com as birras dos pequenos,…

Por Andre em 19/11/2014

Como controlar as crianças em público é o que vivem querendo saber muitos papais e mamães, que frequentemente sofrem com as birras dos pequenos, especialmente quando têm algum pedido negado e estão em meio a várias pessoas.

Como controlar as crianças em público (Foto: Divulgação)

Quem tem o costume de frequentar parques de diversão, clubes de lazer e praias, entre outros espaços públicos, certamente já deve ter presenciado várias birras de crianças, algo que também acontece nos shoppings, principalmente nas lojas de brinquedos.

Normalmente, a cena é a seguinte: após ter um desejo negado, a criança faz um verdadeiro show, gritando, chorando, se jogando no chão e, às vezes, até dá tapas em seus pais. O que fazer nessa situação? Falar mais alto, dar bronca, ignorar?

Criança mal-educada: o que fazer

Criança mimada – como lidar

Como controlar as crianças em público

O primeiro passo é manter a calma, na hora de repreender a criança (Foto: Divulgação)

Se você já passou por situações como a descrita acima, e não soube o que fazer, fique atento às dicas para controlar birra da criança em público, que vamos passar a seguir.

A primeira atitude é respirar fundo e ficar calmo, para evitar gritar com a criança ou bater nela. Em seguida, mostre autoridade, sendo firme com a criança e negando o seu pedido, pois se você ceder, ela passará a acreditar que sempre que quiser algo, bastará fazer birra para conseguir.

Quando ouvem um "não", muitas crianças começam a espernear (Foto: Divulgação)

Assim que controlar o escândalo do pequeno, explique a ele os motivos da sua negativa e fale no que a criança errou. Dessa forma, fica mais fácil para que ela entenda e não repita mais essa conduta quando estiver em público.

E para evitar que novas situações como essa aconteçam, procure sempre conversar com a criança antes de sair de casa, explicando o que pode e o que não pode ser feito em locais públicos. Além disso, dê o exemplo para o seu filho, evitando brigar no trânsito e falar em tom alto e agressivo com outras pessoas. Lembre-se que você é o espelho para seus filhos.

Outras alternativas

Alguns pais preferem ignorar as birras dos filhos (Foto: Divulgação)

Há ainda várias outras maneiras de lidar com a birra das crianças, como ignorar o “showzinho” do filho em meio ao público, ao invés de puní-lo ou repreendê-lo. Finja que não se incomode e tente distraí-lo com algo que ele goste.

Caso a situação fique embaraçosa e a criança se torne agressiva, diga imediatamente que ela está errada e a retire daquele ambiente, levando-a para um local mais calmo, deixando-a espernear à vontade, até que ela se canse.

Independente da atitude escolhida, o fundamental é sempre manter a calma e não agredir a criança, mostrando a ela que, por mais que ela grite e esperneie, a sua vontade não será atendida.

Top