Como consumir chocolate, sem engordar

A grande maioria das pessoas é, simplesmente, louca por chocolates, sejam eles de quaisquer tipos. Seja consumindo uma barra inteira, em momentos de desespero,…

A grande maioria das pessoas é, simplesmente, louca por chocolates, sejam eles de quaisquer tipos. Seja consumindo uma barra inteira, em momentos de desespero, ou adoçando e dando sabor ao leite, por meio dos achocolatados, quem gosta deste tipo de doce não consegue ficar durante muito tempo sem ele. Mas o medo de ganhar peso, acnes e outros problemas de saúde, com o consumo de chocolate, faz com que muitas pessoas acabem travando uma luta contra o docinho, com o intuito de cortá-lo totalmente da rotina. Porém, não é preciso ser tão radical. É possível consumir chocolates, desde que isso seja feito de forma consciente. De quebra, você ainda faz bem à sua saúde. Saiba como comer chocolate sem engordar.

O controle do desejo e a escolha certa permitem o consumo de chocolate, de forma saudável (Foto: Divulgação)

Tipos de chocolate

O consumo consciente do chocolate começa com a escolha correta do tipo a ser ingerido. Muitas pesquisas já comprovaram que o chocolate contém substâncias benéficas à saúde; mas não são todos eles.

O chocolate branco, por exemplo, em geral é fabricado com manteiga de cacau e não com o puro cacau. Por isso, ele pode não ser um aliado da saúde, pois não contém todas as substâncias benéficas do cacau. O famosíssimo chocolate ao leite não fica atrás. Ele é fabricado com uma porcentagem muito pequena de cacau. A sua base é o cacau, mas a quantidade de gordura e açúcar contidos neste tipo de chocolate é que são os vilões da história.

Quanto mais escuro o chocolate, melhor (Foto: Divulgação)

As pesquisas mostram que o chocolate que faz bem à saúde é aquele fabricado com, no mínimo, 70% de cacau. O cacau contém substâncias que melhoram o nosso humor, como a teobromina, o triptofano e o magnésio. Tais substâncias são responsáveis pela sensação de bem estar. No caso do triptofano, ele também participa da produção de um aminoácido – o Neuropeptídio Y – que age como neurotransmissor no nosso cérebro, sendo responsável, inclusive, pela sensação de saciedade. Este aminoácido tem ação mais eficaz no período da manhã. Portanto, consumir, no máximo, 30 g de chocolate 70% cacau, no lanche da manhã, pode ser benéfico até mesmo durante a dieta.

Leia Também:  Chocolate Amargo: Consumir Com Equilíbrio

Chocolate doce ou amargo?

O sabor amargo pode contribuir, com mais eficácia, com a sensação de saciedade. E, quanto mais escuro o chocolate, mais benéfico para a saúde. O ideal seria, portanto, consumir 30 g ou 40 g, no máximo, de chocolate amargo escuro, ao dia, pelo período da manhã. Estes chocolates contêm, por exemplo, flavonoides e polifenóis, que são substâncias presentes no cacau e que são antioxidantes, além de terem o poder de diminuir doenças do coração e derrames. Quanto mais escuro o chocolate, mais benéfico ele será ao coração.

30 g diárias pode ser a quantidade ideal (Foto: Divulgação)

Você pode matar sua vontade de comer chocolate diariamente, optando por versões que tenham concentração alta de cacau, em sua fabricação. Acontece o mesmo com os achocolatados, que em geral também contêm muito açúcar. Substitua-o pelo cacau em pó, que contém fibras e é pobre em gorduras.

Desde que você não exagere no consumo e que saiba escolher o tipo ideal de chocolate, é possível matar a vontade, comendo um pouquinho, todos os dias, sem colocar em risco a saúde e a estética.

Top