Como Consultar RG Online

Como Consultar RG Online

O RG é um dos documentos pessoais mais importantes que nós temos, devendo ser feito logo na fase inicial da nossa vida, como na…

Por bety em 06/05/2020

O RG é um dos documentos pessoais mais importantes que nós temos, devendo ser feito logo na fase inicial da nossa vida, como na infância. Ele serve de base para outros documentos e também é chamado de Documento de Identificação ou Registro Geral. Saber como consultar esse documento é fundamental para que os cidadãos fiquem cientes de quaisquer restrições ou problemas que existam em seu nome.

Felizmente, atualmente já é possível consultar o seu RG online e mesmo se você não estiver com ele em mãos. Para fazer essa consulta online você precisará, no entanto, de outros documentos pessoais como seu CPF ou CNH. Esse serviço de consulta pela internet pode ajudar para saber a situação do seu documento e também do seu nome. Confira todos os detalhes a seguir!

Para que serve a consulta do RG online

A consulta do RG online pode ser feita principalmente para descobrir a situação em que o documento se encontra atualmente, se ele está inativo, se possui alguma pendência ou qualquer outra situação. Como ele é um documento de grande importância, é fundamental que todos os cidadãos estejam a par de sua situação. A consulta do RG online pode ser feita com ou sem o documento em mãos.

Ao realizar uma consulta, você pode descobrir se há ou não ocorrências policiais em seu nome, se existe algum tipo de restrição de âmbito judicial, se tem dados que não batem ou que são inválidos e muito mais. Tudo isso pode ser descoberto através da consulta do RG online totalmente gratuita e rápida.

Sabendo a situação do seu documento, é possível ir atrás da solução.

Como consultar o RG pela internet

É possível consultar o RG online pela internet, seja através de sites ou aplicativos. Apesar de não ser preciso ter o documento em mãos para essa consulta, o cidadão necessita ter o número do CPF, da sua carteira de identidade ou a CNH que possua o número do RG. O documento pode ser solicitado por meio dessas outras informações e dados.

Se você não tiver o número da sua carteira de identidade, a consulta do RG pela internet pode ser feita usando o número do seu CPF, através do portal do INSS que pode ser acessado através do site ou aplicativo. O cadastro pode ser feito rapidamente por meio do site do governo e, uma vez cadastrado, você poderá acessar os serviços sempre. Entretanto, por meio dessa consulta, não é possível saber a situação do documento e somente o número do seu RG.

Se o que você quer mesmo é saber a situação do documento, a consulta deve ser realizada através do site da Polícia Federal, mas tome cuidado, pois você deve acessar o portal referente ao estado no qual o documento foi emitido. Para os documentos emitidos no estado de São Paulo, a consulta pode ser feita pelo link aqui.

Você pode procurar no Google o site da Polícia Federal do estado desejado, informe o número do RG, a data de expedição e pronto. Será possível conferir a situação e outros detalhes.

Consulte o RG também por aplicativo

Estamos na era digital e com isso surgem cada vez mais aplicativos com diversas funcionalidades. Seguindo essa onda, existem aplicativos também que facilitam a sua consulta ao RG online, mas nem todos são extremamente seguros. Por isso, o ideal é você tomar cuidado e só fazer o download de aplicativos cujos comentários sejam positivos e que possuam boas notas na loja.

Abrindo a sua loja de aplicativos, você pode procurar por “Consultar RG” e fazer o download do aplicativo. Depois, basta seguir as instruções para poder saber a situação do documento. Outra opção é usar o aplicativo Meu INSS, onde você também poderá ter acesso a serviços relacionados com a Previdência Social.

É possível consultar um RG inativo?

Você sabe o que é um RG inativo? O seu documento se encontra inativo quando ele é roubado ou furtado e você faz o boletim de ocorrência junto à Polícia Federal. Com isso, todas as informações referentes ao seu documento vão se encontrar inacessíveis e, dessa forma, não é possível consultar o seu RG pela internet.

O que fazer então? Você deve solicitar a 2ª via do seu documento na unidade da Polícia Civil mais próxima de você. Dessa forma, a consulta só volta a ficar liberada depois que o novo documento for solicitado e entregue para você.

Caso você perca o seu documento ou o mesmo seja roubado e você ainda não tenha registrado o boletim de ocorrência, é possível sim realizar a consulta para ficar ciente de sua situação.

Pedir 2ª via de RG pela internet

Você também pode pedir a 2ª via do seu RG pela internet. Em grande parte dos estados, já é possível dar entrada no pedido da 2ª via do seu documento sem sair de casa, basta preencher os cadastros e fazer o pagamento da taxa necessária. Essa taxa é cobrada somente a partir da 2ª via. O documento pode ser retirado então na unidade próxima de você ou, se preferir, você pode receber em casa.

O modo de solicitação depende de cada estado e dos meios disponibilizados. Alguns permitam que seja pedido por aplicativo, outros pelo site. Veja quais são as opções e solicite o quanto antes para você não ficar sem o seu documento.

Com todas essas facilidades, agora é muito mais fácil realizar pendências, obter documentos e resolver qualquer tipo de questão sem sair de casa e de modo muito mais rápido.

Top