Como construir uma carreira internacional

Muitos profissionais sonham  seguir uma carreira profissional fora do Brasil, recebendo em dólar ou euro. O primeiro passo para isso é ter um inglês…

A MBA é um passo em direção a carreira profissional no exterior (Foto: Divulgação)

Muitos profissionais sonham  seguir uma carreira profissional fora do Brasil, recebendo em dólar ou euro. O primeiro passo para isso é ter um inglês (no mínimo) e dependendo do país onde pretende trabalhar, um espanhol fluente. Ou seja, não adianta saber só o inglês técnico, necessário para ler manuais, mas também ter uma pronúncia boa e entender o que as pessoas dizem sem precisar que fiquem soletrando.

É nesse momento que aqueles que começaram a estudar idiomas com antecedência se destacam. Mas é possível correr atrás do prejuízo se inscrevendo nos intensivos, que efetuam aulas diariamente por um mês inteiro. Dessa forma você ganha tempo e aprende solidamente. Se tiver dificuldades, contrate um professor particular, mas essa alternativa exige muita disciplina.

Guarde dinheiro para começar a sua preparação para a carreira internacional (Foto: Divulgação)

Para deixar o seu currículo mais atraente faça uma pós-graduação no país em que pretende trabalhar, ou até mesmo curse uma faculdade. Algumas pessoas optam por MBA, que são muito concorridas, já que te introduz no segmento desejado, lhe dando a oportunidade de fazer contatos profissionais que podem ser valiosos a médio e longo prazo.

Se você estiver empregado em uma multinacional que tenha escritório fora do país o caminho pode ser mais curto para ganhar em dólar ou euro. Converse com seu gestor e veja se há possibilidade de ir passar uma temporada nesse espaço. Pode ser que a proposta seja ainda melhor e você acabe conquistando uma oportunidade de atuar no exterior.

Busque uma oportunidade internacional dentro de multinacionais (Foto: Divulgação)

Outra atitude que pode te ajudar muito a conquistar a tão sonhada vaga fora do país é fazer um intercâmbio nas férias. Busque um curso de idiomas ou denominado livre, que tenha uma duração rápida. Assim fará amizades com pessoas que tenham vivência internacional e possam te auxiliar com dicas de como viver bem no país que você almeja. Depois que as aulas terminarem não perca contato com essas pessoas. Preserve o relacionamento que criou. Mande e-mail e sempre que for fazer uma viagem internacional avise esses amigos novos.

Leia Também:  Site de empregos os melhores para 2018

Comece agora mesmo a buscar o caminho do sucesso profissional no exterior. Guarde dinheiro para os cursos e viagens que pretende fazer. Além disso, fique antenado sobre o cenário internacional da sua área de atuação, para seguir na direção correta mesmo quando estiver inserido no mercado internacional.

Top