Como consertar goteira?

Na época de chuvas, as pessoas começam a perceber que suas casas possuem goteiras. As lesões no telhado, no forro e na laje podem prejudicar a tranquilidade dos moradores e motivar a colocação de baldes em vários pontos da residência.

A goteira normalmente se manifesta quando o telhado está com algum problema. (Foto:Divulgação)

Depois de constatar uma goteira em casa, é necessário investigar a origem do problema. Normalmente este tipo de infiltração está relacionado à danos na cobertura da casa, ou seja, o telhado.

Causas e soluções para goteira

Confira a seguir as principais causas e soluções da goteira:

Inclinação inadequada do telhado
Causa: cada modelo de telha necessita de uma inclinação. Se a regra não for seguida, o imóvel pode sofrer com vazamentos difíceis de consertar.

Solução: quando o telhado pronto não tem a inclinação correta, é recomendado instalar uma manta de subcobertura para não precisar refazer toda a estrutura. Os produtos com face de alumínio também são capazes de reduzir a entrada de calor em casa.

Descolamento da telha
Causa: os ventos e as chuvas fortes podem causar o descolamento da telha.

Solução: é necessário contratar um bom profissional para alinhar as telhas novamente e encaixar as peças soltas.

Alguma telha pode ter quebrado e precisa ser substituída. (Foto:Divulgação)

Peças quebradas
Causa: o envelhecimento da construção e os agentes climáticos podem quebrar as telhas.

Solução: Se algumas telhas estão quebradas, é preciso trocá-las por outras peças do mesmo fabricante. Caso o produto não esteja mais disponível no mercado, o proprietário da casa deve remanejar as telhas antigas e incluir as novas peças em um mesmo trecho.

Caimento errado
Causa: uma estrutura mal feita deixa o telhado com um caimento torto. Assim, poças de água da chuva são acumuladas na cobertura e estragam as telhas.

Solução: Para corrigir o problema que afeta as telhas, é necessário refazer o madeiramento da parte atingida. Se o caso for muito extremo, o proprietário da casa terá que investir em uma nova estrutura.

Falta de um encaixe perfeito
Causa: a falta de um encaixe perfeito acontece quando o consumidor compra telhas de lotes diferentes para uma mesma estrutura.

Solução: antes de ir à loja de materiais de construção fazer compras, é necessário calcular o número de telhas que será usado na cobertura e comprar 10% a mais do que foi previsto. As peças que não forem usadas devem ser guardadas para possíveis substituições.

Dicas importantes para lidar com as goteiras

Em alguns casos, é necessário contratar mão-de-obra especializada. (Foto:Divulgação)

• Por mais que a goteira esteja incomodando, não é recomendado subir no telhado úmido para fazer reparos.

• Se o morador for trocar as telhas por conta própria, ele deve tomar cuidado para não colocar muito peso na cobertura e rachar o telhado. Também é importante usar cordas de segurança para evitar quedas.

• Quando a goteira é intensa e difícil de resolver, o mais apropriado é contratar um profissional.

Reply