Como conseguir remédios gratuitos para hipertensão.

A hipertensão arterial sistêmica, conhecida mundialmente como “pressão alta” é uma das doenças mais prevalentes em todo o mundo. Ela possui como causas principais…

Por Editorial MDT em 13/03/2012

É possível adquirir gratuitamente medicamentos para tratamento da hipertensão.

A hipertensão arterial sistêmica, conhecida mundialmente como “pressão alta” é uma das doenças mais prevalentes em todo o mundo. Ela possui como causas principais a obesidade, o sedentarismo, o estresse, a hereditariedade e o hábito de fumar.

Esse problema de saúde possui uma ligação direta com o aumento do risco de doenças cardiovasculares como o infarto. Esse é o motivo da imensa importância em tratar a pressão alta. O governo brasileiro encontra-se cada vez mais preocupado com o índice de hipertensos, por isso deu início ao projeto “Aqui tem farmácia popular” que fornece medicamentos gratuitamente para o tratamento do diabetes e hipertensão. Conheça um pouco mais sobre esse programa.

Remédios gratuitos para tratamento da hipertensão

O programa “Aqui tem farmácia popular” teve início no ano de 2004. Até o ano passado, ele oferecia 90% de descontos em remédios para hipertensão. Porém, com o incentivo da presidente Dilma Rousseff e o ministro da saúde, Alexandre Padilha, um novo programa foi criado. Em 14 de Fevereiro de 2011, no lugar de oferecer descontos para esses remédios, eles passaram a ser fornecidos de maneira totalmente gratuita. Esse é um grande marco na história brasileira.

A hipertensão pode causar graves problemas como infarto e morte súbita.

Todos os cidadãos têm acesso ao programa

O Ministério da Saúde informou que todos os brasileiros podem ter acesso aos medicamentos pelo programa. Basta, durante a aquisição do medicamento, apresentar:

  • Receita médica que pode ser fornecida por um médico da rede particular ou pública;
  • CPF (cadastro de pessoa física);
  • Documento com foto.

Vale lembrar que apensas farmácias conveniadas ao programa poderão fornecer o medicamento gratuitamente. Ao todo, no Brasil, existem mais de 15 mil farmácias credenciadas no programa.

Grande número de beneficiados

Segundo dados colhidos pelo governo, em torno de 1,3 milhão de brasileiros são beneficiados pelo programa “Aqui tem farmácia popular” desses, cerca de 660 mil são hipertensos. O número demonstra o quanto esse programa é importante para toda a população brasileira.

Outros medicamentos fornecidos pelo programa

Através dos medicamentos para hipertensão, a população também tem acesso a outros medicamentos, como:

  • Diabetes;
  • Asma;
  • Rinite;
  • Mal de Parkinson;
  • Osteoporose;
  • Glaucoma;
  • Até mesmo fraldas geriátricas.

Qualquer medicamento que for retirado na farmácia popular necessita, no momento da aquisição, de apresentação da receita médica em associação com o CPF e um documento com foto.

Projeto "Aqui tem farmácia popular" que fornece medicamentos gratuitamente.

A hipertensão atinge grande parte da população brasileira. Devido a sua importância, o governo, há mais de um ano, iniciou o projeto “Aqui tem farmácia popular”, onde são fornecidos gratuitamente medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial. Hoje, o programa é um sucesso, atendendo quase a totalidade dos brasileiros hipertensos.

Top