Como conciliar estudos e trabalho

Cada vez mais é necessário conciliar os estudos com o trabalho. Poucas pessoas conseguem se dedicar apenas aos estudos, pois há a necessidade de…

Conciliar os estudos com o trabalho pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas exige organização e esforço apenas

Cada vez mais é necessário conciliar os estudos com o trabalho. Poucas pessoas conseguem se dedicar apenas aos estudos, pois há a necessidade de trabalhar para, muitas vezes, manter a casa, filho, ou apenas despesas pessoais, fala mais alto. Ao mesmo tempo que apenas trabalhar não é mais uma opção para aqueles que desejam crescer, financeira e profissionalmente.

Com o mercado de trabalho se tornando a cada dia mais exigente, é necessário se dedicar aos estudos, seja para um curso técnico, faculdade ou um sonhado emprego público através de concurso, porém equilibrar as funções exige organização e disciplina, o que acaba confundindo aqueles que não sabem como começar, por tanto separamos algumas dicas para você que precisa trabalhar e deseja estudar.

Leia Também: Como estudar para um concurso Público

Descubra: Como ter disciplina nos estudos

Organize seu tempo e local de estudo

Organização é fundamental

Um dos maiores problemas para quem trabalha e estuda é a falta do tempo, este elemento precioso que parece cada vez mais escasso, então o principal para começar uma boa rotina de estudos em harmonia com o trabalho é organizar o tempo. Faça uma agenda diária e separe pelo menos uma hora para os estudos. Caso não tenha muito tempo, sacrifique uma hora de sono ou aquele programa de televisão da noite.

Além do tempo, é importante que você tenha um local de estudo separado em um local tranquilo e organizado. Bagunça costuma atrapalhar e causar estresse, para estudar é preciso desligar a mente de qualquer problema e se concentrar em absorver o conteúdo.

Continuar Lendo  Como montar plano de estudos

Após seguir estes primeiros passos, é importante saber o que você quer e vai estudar. Não basta sentar e dizer “vou estudar”, pois é necessário planejamento, principalmente para quem conta com pouco tempo e não pode simplesmente folhear um livro, portanto monte uma agenda para estudos.

Em sua agenda de estudos descreva a matéria estudada e o dia, da mesma forma que as matérias são organizadas na grade de aulas de uma escola. Isso ajuda a criar e manter uma rotina.

Você também pode gostar de: Planejamento de estudos para concurso

Se dedique evite distrações

Evite distrações como televisão e internet na hora do estudo

Ninguém nega que estudar sozinho é algo difícil, e conciliar isto com o trabalho é, além de complicado, cansativo, mas é preciso dedicação e evitar distrações. O tempo que seria gasto em novelas e internet pode ser dedicado aos livros, e quando for estudar, não ligue equipamentos eletrônicos, televisão ou até mesmo radio. Concentração é a chave.

Estas práticas exigem um pouco de sacrifício, mas no final compensa, quando a lista de aprovados do vestibular ou classificados de um concurso público sair, ou até mesmo as notas chegarem. Nada que vem sem esforço leva ao sucesso sólido. Pense nisso e continue em frente, pois cada vitória conquistada o levará mais perto de seu objetivo.

Top