Como conciliar diversão com obrigação

Como conciliar diversão com obrigação? – Esta é uma pergunta feita por muitas pessoas que não conseguem alinhar as responsabilidades do dia-a-dia com a…

Por Isabella Moretti em 13/08/2014

Como conciliar diversão com obrigação? – Esta é uma pergunta feita por muitas pessoas que não conseguem alinhar as responsabilidades do dia-a-dia com a incansável vontade de se divertir. Parece difícil conciliar estes dois pontos da vida, mas é possível.

Como conciliar diversão com obrigação? (Foto: Divulgação)

Na fase adulta, todas as pessoas possuem responsabilidades. É preciso realizar tarefas do trabalho, dar conta do cronograma da faculdade e cuidar da família. Estas obrigações são importantes, mas acabam afetando a rotina com o estresse. Para amenizar o peso dos compromissos, é fundamental reservar momentos para relaxar e se divertir.

Os momentos de diversão são os mais adorados pelas pessoas. Eles podem ser aproveitados através de viagens, passeios, namoro, balada, shows ou esportes. Enfim, o ato de se divertir nada mais do que você fazer uma coisa que realmente gosta e dá prazer.

Aí surge o desafio: encontrar um ponto de equilíbrio entre a diversão e a obrigação, sem que uma afete a outra. Muitas pessoas só vivem para dar conta das obrigações, enquanto outras evitam qualquer tipo de responsabilidade e só querem se divertir. O ideal, no entanto, é saber dividir bem o tempo e não perder o foco.

Como conciliar diversão com obrigação?

Confira a seguir uma seleção de dicas de como conciliar diversão com obrigação:

Tudo deve ter o seu tempo. Não se sobrecarregue de tarefas. (Foto: Divulgação)

1. Determine um tempo para tudo

A melhor forma de conciliar diversão com obrigação é planejar o tempo. A pessoa precisa determinar as horas que são dedicadas ao trabalho e aos estudos, mas também deve reservar alguns momentos do dia para relaxar e se divertir.

Quer aproveitar melhor o tempo? Então leia: Dicas de Organização e Produtividade Pessoal

2. Aprenda a dizer não

Está se divertindo, mas tem trabalho acumulado? Agora NÃO! Está trabalhando, mas quer jogar online? NÃO também. Aprenda a dizer não e controle os impulsos.

3. Cuidado com a sobrecarga de tarefas

Muitas obrigações e pouco tempo para se divertir resulta em uma sobrecarga de tarefas. A pessoa fica com a agenda cheia e não consegue fazer nada bem feito. O ideal é reconhecer o próprio limite para não sofrer com estresse e até prejudicar a saúde.

Aproveite principalmente as férias para se divertir. (Foto: Divulgação)

3. Tire férias

A melhor ocasião para realmente se divertir e descansar é durante as férias. Por isso, não se prive de alguns dias de folga do trabalho.

4. Não exija perfeição em tudo

Perfeccionistas sofrem muito na hora de equilibrar obrigação e diversão. Eles querem tudo perfeito e perdem muito tempo com isso.

5. Amadureça sua responsabilidade

Quando a vontade de se divertir é maior do que assumir compromissos, é hora de amadurecer a responsabilidade. Somente assim é possível ter sucesso na vida e principalmente no trabalho.

7. Não seja um conformado com a vida

Algumas pessoas não conseguem conciliar diversão e obrigação. Elas acabam se conformando com as responsabilidades e deixam de fazer as coisas que gostam. Isso não pode acontecer. Por mais que exista o trabalho, as tarefas domésticas, os filhos e a faculdade, é fundamental ter um tempinho para si.

Agora que você já sabe como conciliar diversão com obrigação, use as dicas a seu favor e aproveite mais a vida.

Top