Como comprar um telescópio, dicas

Em muitos filmes o telescópio foi o meio encontrado para observação da vizinhança. Mas esse equipamento é utilizado por leigos e especialistas para observação das peculiaridades do céu. Para está pensando em adquirir uma peça dessa é bom saber as diferenças entre os telescópios vendidos hoje no mercado e o melhor para aquilo que você espera do equipamento.

O telescópio é um objeto fácil de comprar (Foto: Divulgação)

Diferença entre telescópios refletores e refratores

O primeiro passo para saber qual telescópio comprar é entender as diferenças entre os telescópios refletores e os telescópios refratores. Os telescópios refletores são mais simples e baratos, porque usam um espelho côncavo no lugar de uma lente objetiva para melhorar a imagem. A invenção de Isaac Newton, que é de 1672, só veio para melhorar os telescópios existentes na época e que não permitiam uma visão de qualidade de imagens com o equipamento.

Outro tipo bastante usado de telescópio refletor é o tipo Cassegrain, que caiu no gosto de astrônomos amadores e de profissionais. Este tipo de equipamento usa o mesmo principio de Isaac Newton, no entanto, apresenta diversas variações, nas superfícies dos espelhos primário e secundário do telescópio.

Já os telescópios refratores (ou lunetas) são equipamentos quem que o óptico principal (a objetiva), nada mais é do que uma lente. Os telescópios refratores apresentam melhores imagens que os newtonianos (telescópios de Isaac Newton), mas são bem mais caros do que os refletores.

Compre um telescópio que atenda as suas necessidades (Foto: Divulgação)

Como escolher um telescópio?

Para saber qual telescópio é o mais recomendado para você é primeiro necessário fazer uma avaliação do que você quer. Em caso de profissionais o que usa a tecnologia de refratores pode ser melhor para que possa ver uma imagem mais clara do item estudado. Quem está começando na área pode comprar um telescópio refletor, pelo preço, que é bem menor. E se você não entende nada de astrologia e só quer um telescópio para apreciar as estrelas é recomendado comprar um mais simples, que não tenha dificuldades de manuseio.

Reply