Como comprar sem fazer dívidas no cartão de crédito

Dinheiro virtual ou mais conhecido como cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais fáceis e mais utilizados hoje em dia. Afinal…

Por Redacao em 24/11/2011

Dinheiro virtual ou mais conhecido como cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais fáceis e mais utilizados hoje em dia. Afinal são poucas as pessoas que não tem conta em banco, nem cartões ou que não utilizam o mesmo para compras do dia a dia. Se você é um consumidor nato e adora comprar, cuidado, pois a mesma facilidade que esse meio de pagamento proporciona é relativa às consequências do que você pode fazer com ele em mãos.

Estudar formas e meios de utilização do cartão de crédito e poupar dinheiro, mantendo assim as contas em dia, são fatores essenciais para diminuir as hipóteses de você ficar com dívidas excessivas. Segue agora algumas dicas de como utilizar o cartão de crédito da melhor forma.

Pagamento em dia

Pagar a conta em dia é fundamental, pois as taxas por pagamentos atrasados de cartão são altíssimas, na casa de 13%, por isso, pagamento em dia é sinônimo de contas sem acréscimo de juros e taxas.

Pagar a conta toda no final de casa mês, também, previne que os juros não acumulem. Logo, isso quer dizer que você só pagará o que realmente gastou. Se por eventualidade você não conseguir fazer o pagamento total, aconselha-se que se pague o mínimo do total, mas cuidado com o cartão no mês seguinte, pois a fatura virá alta. O pagamento do valor mínimo repetidamente, com o uso contínuo sem moderação do cartão, pode chegar a um ponto em que a divisão da dívida não será permitida.

Fique atento, é de interesse do banco que você fique pagando somente o mínimo, logo juros e mais encargos são cobrados e quem ganha com isso são eles.

Gastar só o essencial

Ter um cartão de credito não é sinônimo de ter mais dinheiro, mas sim uma facilidade para que você possa conseguir o que deseja um pouco mais cedo, do que se tivesse que guardar dinheiro para isso. Dessa forma, gastar o mínimo possível e manter o limite da conta baixo é o mais indicado. Gaste somente o que você tem certeza que consegue pagar.

Não faça levantamentos

Ficar fazendo levantamento de dinheiro pelo cartão é uma forma de entrar em grandes dívidas. Por isso não confunda crédito com debito. Sacar o limite do teu cartão gera juros e encargos muito altos e você terá que pagar pelo mesmo, posteriormente.

Limite de crédito

Você deve fazer um levantamento dos teus gastos mensais. E assim, de uma forma responsável, utilizar somente 20% do que ganha com compras em cartões e cheques. Não criando dívidas incontroláveis e quase impossíveis de serem pagas.

A melhor opção para comprar sem fazer dívidas no cartão de crédito, é comprar quando se tem o dinheiro do produto para pagamento à vista. Contudo, caso isso não seja possível, usar o cartão com moderação e responsabilidade é o mais indicado e seguro.

Top