Como comprar o sapato ideal

Os pés são a parte mais sofredora do corpo, em termos de sustentação de peso. Não importa se uma pessoa é magra ou obesa,…

Por Editorial MDT em 21/01/2013

Os pés são a parte mais sofredora do corpo, em termos de sustentação de peso. Não importa se uma pessoa é magra ou obesa, seus pés sentirão a tarefa de carregá-la, de forma proporcional, durante todo o tempo em que estiver em pé. Está claro, então, a importância que se deve dar aos calçados. Muitas pessoas acabam se encantando com certos tipos de sapato, mas não se perguntam se estes mesmos seriam apropriados às suas necessidades. As mulheres são as que mais massacram seus pés, usando saltos que os prejudicam, além de causarem danos à coluna e aos joelhos. Entretanto, não se trata apenas disso. É importante saber como comprar o sapato ideal, de acordo com as ocasiões a que eles se destinam, aos hábitos de vida e ao tipo de pé.

Deve-se comprar os sapatos, de acordo com o tipo do pé (Foto: Divulgação)

Tipos de pés

Os pés não são todos iguais. Eles podem ser largos, médios e finos. São estas características básicas que devem guiar a pessoa, na hora de escolher sapatos. Quanto maior a medida (e largura), mais confortável deve ser o calçado. Neste sentido, os sapatos com ponta quadrada ou arredondada são as melhores opções. De nada adianta escolher um lindo par, se ele é fino demais para os pés. Será sofrimento, na certa. Além disso, o uso de calçados apertados prejudica, demais, a saúde dos pés. Já os mais finos podem se adaptar a sapatos igualmente mais finos.

De que adianta o glamour, com tanto sofrimento? (Foto: Divulgação)

Outro ponto importantíssimo, ao comprar um sapato ideal, diz respeito às pessoas que sofrem com as famosas joanetes. Esse tipo de problema do pés é algo muito sério e não pode ser desprezado, na escolha de um calçado. É bom saber que, a grosso modo, a joanete está ligada ao osso do pé. É preciso optar por sapatos ou sandálias que não façam pressão, no local. Da mesma forma, o ideal é evitar saltos, pois eles fazem com que o peso do corpo se concentre, em grande parte, nas joanetes.

Como escolher

Veja a que os calçados são destinados (Foto: Divulgação)

Considerando todas as informações, acima, é hora de pensar no momento da compra. Em primeiro lugar, é preciso comprar um sapato que permita conforto e beleza. Se este for destinado ao trabalho, mais confortável deverá ser. A dica é dar preferência a itens com saltos baixos ou médios, porém grossos. Se o calçado se destina a uma ocasião especial, então pode-se pensar em algo diferente, porém não menos confortável. Para ter certeza de que são sapatos confortáveis, a dica é fazer a compra, no fim da tarde, pois neste horário os pés costumam estar inchados. Ao experimentá-los, eles não devem apertar os pés, em nenhuma parte. Evite pensar em lacear o sapato, insistindo em levá-lo, se este não estiver confortável. Deve-se caminhar pela loja, testando-o. Estes pequenos detalhes evitam muitos transtornos.

Confira dicas para o trabalho: Dicas de sapatos confortáveis para trabalhar

Veja os modelos que prejudicam joanetes: Sapatos que pioram a joanete

 

Top