Como complementar o orçamento: dicas

Editorial MDT 31/10/2012 Economia

Ao invés de cortar os gastos, que tal aumentar as alternativas de fontes de rendas mensais? A maioria dos trabalhadores sofre com o pagamento das contas no final do mês, que normalmente são maiores do que o salário. A solução para o problema pode ser encontrada através de novas fontes de rendas. Pensando nisso, selecionamos dicas de como complementar o orçamento.

As atividades extras podem ser excelentes formas de aumentar o orçamento. (Foto: divulgação)

Orçamento complementar

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Finanças, Perícias e Cálculos (Ibrafin), o controle das finanças deveria ser feitos em duas partes. Uma parte seria renda fixa para os gastos fixos e a outra de renda extra para os gastos extras. Basicamente, seria buscar o seu lado monetizável. Porém deve-se levar em consideração o seu contrato de emprego e até que ponto pode chegar a dedicação a outras atividades, para que não hajam conflitos.

Outro fator que deve ser considerado é que novas alternativas podem gerar novas tributações. Dessa forma, se a renda extra não for adquirida por uma pessoa jurídica e não tiver sido tributada na fonte, ela deverá ser declarada no imposto de renda. Mas ainda assim, trata-se de uma excelente opção para aumentar a renda mensal.

Existem várias formas de complementar o orçamento mensal. (Foto: divulgação)

Veja também planilha de orçamento familiar, download gratuito

Dicas de como complementar o orçamento

1. Ministre palestras: todo mundo tem algo para contar. As palestras sobre um assuntos que você domina podem gerar cachês extras que variam muito.  Segundo especialistas, esse é um mercado que tem crescido muito e tem se tornado uma excelente fonte de renda extra.

2.  Faça um blog, crie um site e atraia anúncios: fazer um blog ou criar um site, dependendo da quantidade de acessos, pode render muito dinheiro com anúncios.  Um veículo com cerca de 10.000 acessos diários pode render mais de 1.000 reais em anúncios em menos de um mês. Portanto, essa pode ser uma excelente alternativa.

3. Conquiste clientes e peça comissão: se você não tem tempo sobrando e precisa de uma grana extra, essa pode ser a melhor opção. Basicamente, ela consiste em pedir remuneração por serviços como indicar serviços médicos, advogados e outros consultores conhecidos. É possível ganhar muito dinheiro com essas indicações.

4. Faça traduções de textos e resumos:  fazer traduções de livros, artigos e outros documentos que não atrapalhem seu emprego principal pode ser uma ótima alternativa. Isso pode parecer pouco, mas gera muito dinheiro extra no final do mês.

Trabalhar em outro negócio podem aumentar ajudar nas finanças. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para administrar o orçamento doméstico 

Para complementar o orçamento mensal, existem muitas opções que geram rendas extras. Além das dicas citadas, montar um negócio próprio em casa também pode ser uma ótima opção para complementar o orçamento. Aposte em atividades que não atrapalhem seu rendimento no trabalho e aumente suas finanças.

Outros artigos

Moda Verão 2011 Colcci

22/01/2011

Moda Verão 2011 Colcci

Moda Verão  2011 Colcci A moda esta sempre sofrendo constantes mudanças, pois a cada nova estação ela surge com muitas novidades para atrair os consumidores e par...

Castelos medievais para conhecer na Europa

12/12/2011

Castelos medievais para conhecer na Europa

Se aqui no Brasil não é possível conhecer castelos, já que o país é bem jovem, na Europa é perfeitamente viável. Muitos viajam para esse continente exatamente para v...

Cursos Gratuitos SC 2010: Urussanga

27/02/2010

Cursos Gratuitos SC 2010: Urussanga

Para moradores de Urussanga a partir do dia primeiro de março de 20100 vai se realizar os cursos gratuitos em Santa Catarina, os cursos são oferecidos a jovens e...