Como começar um negócio na internet

Ter um negócio online é uma alternativa onde o investimento é relativamente baixo e o retorno pode ser excelente, de acordo com o segmento…

Por Élida Santos em 02/04/2012

Com o crescimento dos meios online está cada vez mais comum a abertura de negócios na web (Foto: Divulgação)

Ter um negócio online é uma alternativa onde o investimento é relativamente baixo e o retorno pode ser excelente, de acordo com o segmento escolhido. A estrutura pode ser pequena, sem a necessidade inicial de sair do conforto do seu lar. Apesar da simplicidade aparente de abrir uma empresa que tenha como ferramenta essencial a internet, avalie o mercado, o que inclui os seus concorrentes e busque um diferencial. Para ajudar quem pretende ter a web como aliada, separamos algumas dicas:

☰ CONTEÚDO

1 – Sociedade

Em caso de sociedade escolha seus sócios com cuidado, já que terá uma relação de “casamento”, onde o respeito deve ser mútuo, que terá duração eterna, ou de apenas muitos anos. Vocês devem estar em sintonia, demonstrando o mesmo pique para o trabalho. Busque uma parceria com alguém que tenha conhecimento técnico, outro que saiba vender o produto e uma terceira pessoa que desenvolver as ideias.

Não abandone o seu trabalho fixo por uma ideia online (Foto: Divulgação)

2 – Não largue o seu emprego fixo

Pode ser que a sua grande ideia online demore para dar retorno, por isso, não é indicado largar o seu emprego para se aplicar somente no negócio novo. O seu trabalho remunerado vai garantir o dinheiro para investir na sua empresa via web. Pode parecer desgastante manter as duas atividades, mas é necessário suar muito para conseguir viabilizar a ideia virtual, por isso, não troque o certo pelo duvidoso.

3 – Estude sempre

Siga os modelos que deram certo. Leia sobre o assunto, busque novas informações e procure encurtar caminhos. Se você perceber que o que quer aplicar na web não foi bem-sucedido em outra constância, procure saber qual foi o erro do empresário que fracassou, pois pode ser que ele não tenha conseguido desenvolver a ideia da melhor forma, ou que o projeto realmente não é viável.

Evite custos fixos no começo do empreendimento (Foto: Divulgação)

4 – Fuja dos custos

Como não se tem um negócio consolidado, não assuma gastos fixos. Tenha calma, nada de fazer empréstimo para investir mais do que conseguirá pagar com o fruto do seu trabalho. Alugar sala comercial, contratar funcionários, ou algo do gênero também deve estar fora de cogitação no começo de seu negócio online. Tenha paciência e tome cuidado para não dar um passo maior que as “pernas”. Siga essas quatro dicas para começar com o pé direito em seu novo empreendimento online.

Top