Como começar um canal no youtube? Dicas práticas!

Como começar um canal no youtube? Dicas práticas!

Como começar um canal no youtube? Dicas práticas!

Wagner Santos 30/06/2021 Notícias

O YouTube é uma das maiores redes sociais presentes hoje na internet: são mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma. Por isso, muitas marcas e pessoas embarcam na jornada da criação de uma conta neste site.

começar um canal no youtube

Se você quer saber como começar um canal no YouTube, separamos 7 dicas práticas que vão te guiar nesse processo. Desde a definição do seu público até a divulgação do seu canal, seguindo nossas dicas, você terá um terreno fértil para se destacar na plataforma. Vamos lá?

Dicas para começar um canal no youtube agora mesmo!

  • Defina seu público

Antes de começar seu canal, é importante definir qual seu público. A dica aqui é abordar um tema que seja de seu conhecimento ou interesse, assim, você se sentirá mais à vontade. Além disso, ao falar sobre um assunto que você domina e gosta, a chance das pessoas consumirem seu conteúdo é maior.

Depois de definir sobre o que será seu canal, faça uma pesquisa. Dê uma olhada em canais semelhantes, como eles se comunicam e quais tópicos abordam dentro do tema. Confira também os comentários nos vídeos para ter uma noção do feedback dos usuários sobre aqueles canais. 

  • Crie uma conta no YouTube

Agora é hora de colocar a mão na massa. Para criar uma conta no YouTube, você precisa de uma conta Google. Ao fazer login na sua conta Google, entre no site da plataforma de vídeos e clique no ícone do seu perfil. Selecione “Crie um canal” e pronto! 

Na hora de escolher o nome para seu canal, leve em consideração a sua pesquisa feita no passo anterior. Busque por um nome chamativo e único na plataforma. Use frases curtas e que tenham a ver com o tema que você quer abordar.

  • Personalize seu canal

Para se destacar em meio a tantos canais presentes no YouTube é importante consolidar sua identidade visual. Na opção de “personalizar seu canal”, você pode escolher seu ícone, banner e descrição.

Lembre-se de que o ícone vai estar sempre vinculado aos seus vídeos dentro da plataforma. Por isso, use cores e imagens que conversem com seu público e chamem atenção para seus vídeos. Na seção “Sobre”, escreva uma breve descrição sobre seu canal e aproveite para incluir os links de suas redes sociais, se tiver.

  • Garanta a qualidade técnica dos vídeos 

Para começar um canal no YouTube, você não precisa de muitos equipamentos profissionais. No entanto, é preciso garantir que os materiais que você está usando vão entregar a qualidade técnica necessária. 

Nos casos mais amadores, um aparelho celular, um bom plano de internet móvel (já que você pode precisar subir um vídeo fora de casa) e editores de imagem e vídeo são o suficiente.

A parte boa é que, hoje em dia, a maioria dos smartphones grava em HD e você pode usar seu dispositivo para fazer seus vídeos. Caso não tenha um tripé, use objetos como livros e caixas para estabilizar o celular enquanto grava. 

Faça testes de áudio: muitas vezes o microfone do próprio celular dá conta do recado, mas, futuramente, pode ser interessante investir em um microfone externo.

Tenha certeza, ainda, de que seu plano de internet banda larga seja rápido o suficiente para subir vídeos e realizar lives, caso você queira. Assim o youtuber também não corre o risco de deixar de cumprir o cronograma de postagens por falta de conexão. 

  • Desenvolva conteúdo relevante

Apresentar um bom conteúdo é essencial para reter audiência na internet. Por isso, faça pesquisas sobre os assuntos que você quer abordar, veja o que já está sendo dito sobre o tema e busque inovar.

Para apresentar o conteúdo, use a criatividade! Você pode incluir, além da sua fala, trilha sonora, recursos visuais, outros vídeos… o importante é agregar qualidade para seu canal. 

Na hora da edição, você pode contar com ferramentas gratuitas, que são simples de serem usadas. Posteriormente você pode contratar algum profissional para realizar a edição do seu conteúdo.

  • Faça um planejamento 

Constância é a palavra de ordem. A dica aqui é criar um dia e horário para publicar seus vídeos para que seus inscritos sempre saibam quando terão novos conteúdos. Para isso, faça um planejamento de temas e momento de gravação para sempre ter um vídeo para postar no cronograma estabelecido.

Manter a constância de postagens é importante também para manter a relevância e fazer com que os algoritmos do YouTube entreguem seus vídeos para mais pessoas.

  • Divulgue seu canal

Com tanto conteúdo na internet, é preciso fazer um esforço extra para garantir que seus vídeos cheguem ao público que você deseja. Por isso, divulgar seu canal é primordial.

Ter uma rede social exclusiva para seu canal, além de ajudar a divulgar sua conta, é um excelente espaço de troca com seu público. Para isso, você pode usar redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn, entre outras. Lá, você pode postar conteúdos extras, mostrando o “por trás das câmeras”, por exemplo, e receber feedback dos fãs do canal.

Você também pode realizar parcerias com outras marcas ou amigos para que eles compartilhem seus vídeos. Outra opção é criar uma newsletter que apresente conteúdo exclusivo para os assinantes e, ao fim, tenha link para seus vídeos.

Agora é só começar!

Seguindo essas sete dicas você terá ferramentas suficientes para criar seu canal no YouTube. Lembre-se de manter a qualidade técnica dos vídeos, apresentar um conteúdo relevante e divulgar sempre.

Use sua criatividade e divirta-se!

Outros artigos

Programação MTV

25/05/2009

Programação MTV

A MTV Brasil é uma emissora dedicada ao público jovem. Aqui no Brasil teve início no dia 20 de outubro de 1990, dedicada ao entretenimento e à música em geral. ...

Melhores cruzeiros para Reveillon 2015

24/07/2014

Melhores cruzeiros para Reveillon 2015

Saber quais são os melhores cruzeiros para Reveillon 2015 é algo importante para aqueles que estão pensando em passar a virada do ano de uma maneira diferente, embal...

Chiavenato Gestão de Pessoas

04/03/2010

Chiavenato Gestão de Pessoas

Para vocês caros leitores que estão interessados em realizar cursos de gestão de pessoas, fiquem atento para o instituto Chiavenato, que possui uma coleção de li...