Como Combinar Sofá E Tapete

A combinação entre sofá e tapete é fundamental para a aparência de uma sala de estar. Qualquer desarmonia pode prejudicar o visual do ambiente…

Por Isabella Moretti em 23/02/2011

A combinação entre sofá e tapete é fundamental para a aparência de uma sala de estar. Qualquer desarmonia pode prejudicar o visual do ambiente e sobrecarregá-lo. Antes de escolher o sofá ou qualquer outro acessório para o cômodo receptivo, é necessário prezar pelas combinações e buscar o equilíbrio acima de tudo.

O sofá é um estofado fundamental para a casa, onde as pessoas podem se acomodar para um bom bate papo ou para assistir televisão. É a partir da escolha do sofá que o morador vai ditar o estilo da sua sala, prezando pelo aconchego e sensação de “boas vindas em todos os aspectos.

Com função complementar, o tapete deve ser inserido ao cômodo respeitando as características do ambiente. As cores do sofá não podem romper com a proposta de decoração do acessório e vice-versa. Uma seleção cuidadosa do estofado e tapete tem como finalidade dar forma a um cômodo agradável, prazeroso e que corresponda ao estilo predominante.

Há várias formas de combinar sofá e tapete, basta usar a criatividade e bom gosto para conseguir realizar um bom trabalho. Arquitetos e decoradores recomendam simplicidade para montar o visual da sala de estar, por isso cada detalhe da sala pode fazer toda a diferença. As combinações exploram diferentes tendências e podem trazer a tona tendências que fizeram sucesso em épocas passadas.

A combinação de sofá e tapete varia de acordo com estilo predominante do espaço residencial. Um tapete com estampa gráfica de coloca em evidência na decoração, demonstrando mais presença do que até mesmo alguns móveis da sala. Já um tapete neutro é mais discreto e funciona bem com um tipo de estofado que apresenta estampa.

As cores que predominam na sala de estar são influenciadas pelo sofá e tapete, por isso é importante fazer as melhores combinações no cômodo. Os tons neutros estão na moda e ilustram a forma mais simples de como combinar sofá e tapete sem comprometer a harmonia de traços, cores e detalhes.

Um fator importante na combinação de sofá e tapete é a estampa, afinal, ela não pode apresentar um motivo muito rebuscado e com cores adversas. Todo cuidado é pouco para não tornar a sala de estar cansativa e sufocante. Desse modo, um tapete persa combina com um sofá com traços antigos para compor o visual vintage. Já o tapete liso ou com textura cai bem com um estofado modulado ou reto, reproduzindo uma sutil combinação de cores

Aproveite as dicas para escolher sofá e tapete para inovar a aparência da sala de estar.

Top