Como combinar roupas com sapatos

Na hora de se vestir, é necessário ter atenção com inúmeros detalhes. Roupas, sapatos e acessórios dialogam, entre si. Isso tudo, sem contar os…

Por Editorial MDT em 19/12/2012

Na hora de se vestir, é necessário ter atenção com inúmeros detalhes. Roupas, sapatos e acessórios dialogam, entre si. Isso tudo, sem contar os cabelos e a maquiagem. No caso dos homens, até que é mais fácil escolher o que usar. Para as mulheres, entretanto, existem tantas opções, que acaba ficando difícil saber, ao certo, qual aposta é a correta. Combinar roupas com sapatos, por exemplo, embora pareça algo trivial, nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas mulheres têm dificuldades para saber quais modelos de calçados são ideais para determinados tipos de roupa.

Muitas mulheres ficam em dúvida, ao escolher os sapatos que irão combinar com suas roupas (Foto: Divulgação)

Embora a liberdade na combinação entre cores e modelos seja, hoje, maior, existem regrinhas básicas, que podem ser sempre seguidas. Com elas, as chances de acertar o look são certas. Com o passar do tempo, o palpite pessoal se tornará mais apurado e as chances de erro não mais existirão. Veja alguns dos principais tipos de sapato e com que roupas ele ficam melhores.

Sapatilhas e rasteirinhas

Sapatilhas e rasteirinhas são democráticas, para uso mais informal (Foto: Divulgação)

Começamos as dicas com dois dos modelos mais usados, atualmente, que oferecem inúmeras possibilidades. Tanto as sapatilhas, quanto as chamadas rasteirinhas (sandálias sem salto) são calçados destinados a ocasiões mais informais, não importa se aconteçam durante o dia ou à noite. Estes sapatos ficam bem com roupas igualmente informais e mais confortáveis. Shorts, bermudas e saias, combinadas com diferentes blusas caem bem. Tais blusas não podem ser sofisticadas, com brilhos ou tecidos finos. Calças jeans também combinam, sejam elas mais largas ou em modelo skinny.

Sapatos com salto

Os sapatos com salto já ficam melhores com produções mais elaboradas. Entretanto, dependendo do calçado, é possível usá-lo com roupas simples. Só não fica bem combinar salto com roupas esportivas. Neste caso, é melhor usar tênis. Dentre os modelos, o scarpin talvez seja o mais democrático. Fica bem com saias (mas não as mais largas, com tecidos fluídos), shorts e calças de diferentes modelos, inclusive as jeans (com bocas largas ou não). Também combina com vestidos de modelagem mais reta e tecidos grossos. Já os modelos mais larguinhos podem ser combinados com peep toes de salto fino.

Diferentes looks com scarpin (Foto: Divulgação)

Quando optar por vestidos ou outras peças mais elegantes, combine-as com sandálias de salto fino, de preferência com tiras também finas. Os saltos mais grossos podem se combinados com calças justas ou largas.

Para finalizar, os saltos anabela são, também, bastante democráticos. Combinam com calças, saias (curtas ou midi), bermudas e shorts. Dependendo do modelo do vestido, também caem bem. Os mais simples, rodadinhos e alegres, também fazem boas combinações com este tipo de salto.

Estas foram algumas dicas básicas, de combinações mais comuns. Nada impede, entretanto, que o visual ganhe outros tipos de associações. As opções em modelos são incontáveis, sendo possível criar looks diferentes e ousados, sem cair no cafona.

Veja mais combinações: Como combinar vestido com botas

Aprenda a combinar roupas de festa: Como combinar roupa de festa com sapato

Top