Como Combinar Cores na Decoração

A decoração de uma casa ou estabelecimento depende de muitos fatores, inclusive o bom gosto da pessoa responsável pelo projeto. Há várias idéias para…

A decoração de uma casa ou estabelecimento depende de muitos fatores, inclusive o bom gosto da pessoa responsável pelo projeto. Há várias idéias para decorar ambientes e propor uma verdadeira transformação nos espaços, porém é importante se informar sobre as principais tendências de design e procurar manter o equilíbrio no projeto.

Antes de escolher o revestimento ou comprar móveis e acessórios é necessário eleger o estilo da decoração. Clássico, rústico ou contemporâneo – cada um dita as demais características dos ambientes que seguem a risca o perfil escolhido. Outro ponto importante na hora de decorar a casa é conseguir fazer a perfeita combinação das cores.

Nem sempre é fácil eleger os tons que prevalecerão nos ambientes, o responsável pelo projeto precisa considerar os gostos pessoais, os efeitos de cada cor e o equilíbrio exercido entre as tonalidades. As cores estão presentes em diferentes proporções dentro dos espaços e influenciam na sensação dos moradores que convivem nas áreas decoradas.

Caso haja dúvidas sobre como usar cores na decoração, vale a pena consultar um designer de interiores e pedir sugestões para o seu projeto. Conhecer o efeito estético que cada tom causa no ambiente também é um critério que faz a diferença e ajuda a compor atmosferas mais harmoniosas.

 A paleta de cores para a decoração é bem variada, com tons primários, secundários e terciários que se relacionam. Cada cômodo da casa exige um trabalho com as cores, especialmente quando se trata do revestimento das paredes. Nesse caso, a sala de estar deve ser decorada com tons mais tranqüilos, suaves e receptivos, enquanto o quarto já pode apostar num tom de pintura mais intenso e vivo. O contraste de duas cores (intensa/suave) promete acrescentar personalidade a decoração de qualquer ambiente.

Leia Também:  Decoração colorida para sua casa

As cores da decoração não estão presentes apenas nas paredes, mas também nos móveis e acessórios. Cuidado com a quantidade de cores usadas na hora de decorar, isso pode carregar a estética do ambiente e comprometer o equilíbrio. Eleja tons que estão em sintonia na paleta, cuidado com as estampas em excesso e valorize os elementos neutros da sua decoração, que em muitos casos assumem caráter atemporal.

Ambientes que correspondem ao estilo contemporâneo combinam com cores neutras, bem aos moldes do efeito clean. Os espaços rústicos podem ser decorados com cores terrosas e que reforçam os aspectos robustos. Em ambientes descontraídos, vale à pena apostar em cores mais vivas e alegres, considerando o equilíbrio colorido. Combinar cores na decoração é uma tarefa que requer jogo de cintura, conhecimento das tendências e bom gosto.

Top