Como combater piolhos e lêndeas

Mesmo lavando os cabelos todos os dias, o seu filho voltou da escolinha com uma tremenda coceira na cabeça. Então você olha de perto…

O piolho gruda nos fios de cabelo, causando muita coceira na cabeça (Foto: Divulgação)

Mesmo lavando os cabelos todos os dias, o seu filho voltou da escolinha com uma tremenda coceira na cabeça. Então você olha de perto e vê vários ovinhos grudados em sua cabeça, além de pequenos bichinhos andando por ela. Como esses insetos passam facilmente de cabeça em cabeça, o seu filho pegou piolho. Sendo assim, saiba como combater piolhos e lêndeas, pois eles podem causar doenças bacterianas por causa das suas picadas, estresse e queda no rendimento escolar.

A primeira medida a ser tomada é levar a criança ao pediatra para que ele indique o melhor xampu ou loção para o tipo de pele e de cabelo dela. Além do mais, ele pode dizer se o seu filho é alérgico ou não a determinadas substâncias. Compre o produto e use-o de acordo com as instruções contidas na embalagem.

No entanto, há uma receita antiga, mas muito eficaz: é o tratamento caseiro com vinagre morno, que já foi utilizado pelas nossas mães, avós e bisavós. Para fazê-lo, misture uma colher de sopa de vinagre morno a três de condicionador.

O vinagre morno misturado ao condicionador mata todos esses bichinhos maus (Foto: Divulgação)

Lave bem o cabelo da criança com o seu xampu habitual e aplique a mistura com o vinagre, deixando-a agir por meia hora. Por ser ácido, o vinagre dissolverá a camada que envolve os ovos e, por isso, as lêndeas não conseguirão se fixar nos fios de cabelo.

Depois do molho de meia hora, passe um pente fino pelo cabelo do seu filho para retirar todas as lêndeas, os piolhos e as larvas. Nesse momento, jogue-os em uma bacia com vinagre para certificar-se de que estão mortos.

Leia Também:  Piolhos: Acabe com Eles

Siga esses passos durante duas semanas e, mesmo que achar que a infestação acabou, continue examinando os cabelos da criança.

Os piolhos não ficam apenas na cabeça, mas também em lugares quentes como travesseiros e lençóis. Por isso, para evitar outro ataque de piolhos e lêndeas, lave ou enxágue a roupa de cama com água quente e passe tudo com ferro bem quente.

O pente fino deve ser passado todos os dias, até que a infestação acabe (Foto: Divulgação)

Como esses insetos passam facilmente de uma pessoa para outra, o ideal é que você comunique a professora do seu filho assim que percebê-los na cabeça dele. Logo, outras mães poderão tomar as providências necessárias para manter os filhos longe dos piolhos. Além disso, deixe de mandar o seu filho para a escola nos primeiros dias da infestação, pois ele poderá prejudicar outras crianças.

Os piolhos e as lêndeas são muito comuns na infância. Entretanto, é preciso ficar sempre atenta aos sintomas desses bichinhos, ou eles poderão causar muitos males ao seu filho.

Top