Como combater os pernilongos no verão

Zumbido chato no ouvido durante à noite e coceiras por todo o corpo. É raro quem não tenha sido vítima dos pernilongos no verão.…

Zumbido chato no ouvido durante à noite e coceiras por todo o corpo. É raro quem não tenha sido vítima dos pernilongos no verão. Como reproduzem em meio à água com temperaturas elevadas (entre 23º  a 27 º C), a proliferação de pernilongos acorre nos meses mais quentes e chuvosos do ano.

Espécies de pernilongos

O Aegypti é temido pela propagação de dengue em todo o território brasileiro. (Foto Divulgação)

As espécies mais comuns são: Culex, Aedes, Ofluviailis e o Aegypti. Enquanto o primeiro é detestado por tirar o sono da população, o último é temido pela propagação de dengue em todo o território brasileiro.

 Leia mais: Picadas de pernilongo: como prevenir

Diferente dos Aedes, os Culex costuma depositar seus ovos em águas sujas com elevada concentração de substância orgânica. Por conta disso, rios poluídos são lugares com condições ideais.

Como combater os pernilongos

Para acabar com os pernilongos Aegypti é preciso eliminar depósitos que acumulem água,e colocar areia nos vasos de plantas. (Foto Divulgação)

O melhor método para se proteger e combater os pernilongos no verão é a prevenção!

Veja também: Repelentes naturais para pernilongos

A primeira medida é colocar barreiras físicas como telas protetoras nas portas e janelas. O mosquiteiro em camas e berços também pode ser eficiente. Para impedir a criação da espécie comum, é preciso limpar caixas de gorduras, canalizar esgotos e eliminar recipientes de água suja e parada.

As espécies mais comuns são: Culex, Aedes, Ofluviailis e o Aegypti. (Foto Divulgação)

Já para combater os pernilongos de espécie Aegypti é preciso eliminar depósitos que acumulem água, areia nos vasos de plantas, limpar e secar calhas e toda estrutura da moradia que faça poças de água.

Leia Também:  Tendências de moda que comprometem a saúde

Os repelentes tópicos podem ser utilizados seguindo as recomendações médicas ou contidas nos rótulos. No entanto, é preciso destacar que este método não evita a presença da praga no ambiente. Lembre-se que a finalidade principal é combater o criadouro dos pernilongos. De nada adianta acabar os adultos e esquecer os ovos gerando mais pernilongos.

Confira ainda: Alergia causada por insetos: o que fazer

Outro ponto importante quanto aos inseticidas é maneirar no uso da substância. A Organização Mundial de Saúde regula apenas duas categorias de inseticidas para insetos, isto é, além de poluir o ambiente estamos selecionando pernilongos cada vez mais resistentes.

Top