Como combater mosquitos em casa

Nas estações mais quentes do ano e em época de chuva frequente, são poucas as pessoas que não reclamam da presença dos mosquitos. Esses…

Por Editorial MDT em 20/12/2012

Nas estações mais quentes do ano e em época de chuva frequente, são poucas as pessoas que não reclamam da presença dos mosquitos. Esses insetos não dão sossego e parecem estar em todos os lugares, prontos para provocar coceiras, perda de sono e até doenças. Para contornar a situação, confira dicas de como combater mosquitos em casa.

Conheça a raquete mata-mosquito elétrica.

Os mosquitos são incômodos e podem transmitir doenças. (Foto: divulgação)

Principais tipos de mosquito

Para afastar os mosquitos de maneira permanente, é necessário conhecer seus hábitos e saber diferenciar os tipos de mosquito. Os dois mosquitos urbanos mais comuns em todo mundo são o Culex, o “mosquito doméstico”, e o Aedes aegypti, conhecido como “mosquito da dengue”.

  • Culex: Possui hábitos noturnos e ataca de madrugada, costuma colocar seus ovos em água suja e incomoda a todos com seu zumbido;
  • Aedes: Prefere se alimentar durante o dia, é extremamente ágil, se reproduz apenas em água limpa e oferece grande risco à saúde.

Medidas para afastar os mosquitos

Confira algumas medidas simples que ajudam a manter os mosquitos bem longe de sua residência:

  • Citronela

É muito usada como repelente em velas e sprays, ou em associação com inseticidas. Vale a pena lembrar que o efeito da vela de citronela é limitado ao local em que ela está acesa, não protegendo a casa inteira. Outro detalhe importante é que, com exceção dos produtos inseticidas, a citronela apenas repele, mas é incapaz de matar o mosquito.

  • Repelentes

Esse tipo de produto funciona espantando os mosquitos, de modo semelhante à citronela, mas seu poder de atuação restringe-se apenas ao corpo e não costuma durar por muito tempo. É necessário reaplicar o produto na pele a cada duas horas.

  • Ar condicionado e telas

Uma alternativa prática e econômica para afastar mosquitos é colocar telas em todas as portas e janelas de casa. Essa medida é suficiente para proteger a casa, mantendo longe todos os insetos que tentam entrar. Para quem deseja ficar livre dos mosquitos e espantar também o calor, o ar condicionado é a alternativa perfeita, pois temperaturas baixas inibem a ação dos mosquitos.

As velas de citronela apenas espantam os mosquitos. (Foto: divulgação)

  • Armadilha ecológica

Se a intenção é acabar de vez com os mosquitos, uma boa dica é apostar na armadilha ecológica, que não utiliza produtos químicos e é bastante eficiente.

Material:

– 200 ml de água quente;

– 50 gramas de açúcar mascavo;

– 1 grama de fermento biológico de pão;

– 1 garrafa pet de 2 litros vazia;

– ½ folha de cartolina preta.

Como fazer

O primeiro passo é cortar a garrafa pet ao meio e reservar a parte do gargalo. Na outra metade da garrafa, misture o açúcar com a água quente e dissolva bem acrescente o fermento biológico sem misturar (ele irá produzir o dióxido de carbono, que atrai os mosquitos). Depois é só colocar a parte do gargalo da garrafa virada para baixo, encaixando na outra metade e enrolar a armadilha na cartolina preta.

Saiba como evitar picada de mosquitos.

Crianças aprendendo a fazer armadilhas ecológicas. (Foto: divulgação)

Os mosquitos são insetos bastante incômodos e que podem transmitir doenças graves. Manter a residência livre desses animais é uma medida altamente recomendada, e por isso vale a pena seguir as dicas para combater mosquitos. Outra medida importante e não menos eficiente é a eliminação dos criadouros desses insetos.

Top