Como combater as pragas do jardim de forma caseira

O jardim é um dos lugares mais bonitos e tranquilos da casa. Ele permite o contato com a natureza através da sua área verde…

O jardim é um dos lugares mais bonitos e tranquilos da casa. Ele permite o contato com a natureza através da sua área verde preservada, além de contribuir com o visual da residência por meio do paisagismo. No entanto, para manter o jardim bem cuidado, é importante o morador se preocupar com a manutenção e adotar medidas contra as pragas.

O jardim precisa de cuidados para permanecer bonito. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Cuidados básicos com o jardim

Dicas para acabar com as pragas do jardim

Para combater as pragas que atacam o jardim, muitas pessoas acabam investindo nos inseticidas químicos e fertilizantes sintéticos. Contudo, estes produtos podem acabar agredindo as plantas e prejudicando o crescimento. Sem falar que o jardim corre o risco de perder a sua saúde e beleza natural.

Com o objetivo de acabar com as pragas sem danificar o jardim, os moradores estão apostando em soluções caseiras. As alternativas naturais e orgânicas exploram principalmente os ingredientes culinários para eliminar com lesmas e fungos.

Além de preparar defensivos naturais, o proprietário do jardim também deve se preocupar com os cuidados diários das plantas, ou seja, adubo, irrigação e iluminação adequada. As pragas normalmente se proliferam quando a nutrição não está adequada.

Condimentos usados na cozinha são alternativas naturais contra pragas. (Foto:Divulgação)

Receitas naturais contra pragas no jardim

Veja a seguir como combater as pragas do jardim de forma caseira:

Extrato de alho: este produto natural para combater pragas é fácil de ser preparado. No liquidificador, misture 900 ml de água com 100 g de alho. Bata até o condimento se desfazer totalmente. Depois de peneirar, pulverize a solução nas plantas do jardim. Esta mesma receita pode ser feita com pimenta ardida.

Leia Também:  Como instalar tecido no teto

Extrato de cebola: misture 200g de cebola com 2 litros de água. Deixe a solução em repouso por dez dias para curtir. Depois de pronto, este extrato pode ser borrifado no jardim para combater pulgões, lagartas, vaquinhas, entre outras pragas.

Extrato de camomila: em um recipiente, mistura 50g de flores de camomila com 1 litro de água. Depois de deixar a solução em repouso por três dias, aplique no jardim para combater doenças causadas por fungos.

Borrifar extrato de cebola, alho, pimenta ou camomila é uma forma de eliminar as pragas. (Foto:Divulgação)

Leite com cerveja: umedeça um pano com estes dois ingredientes. No final do dia, deixe-o no local onde as pragas costumam se manifestar, principalmente as lesmas e caramujos. O pano vai funcionar como uma armadilha, atraindo as pragas para que depois elas sejam descartadas. É importante repetir o processo diariamente até que a incidência diminua.

Extrato de coentro: ferva 1 litro de água com 10 folhas inteiras de coentro por dez minutos. Coe a solução e depois pulverize no jardim. Esta receita é ótima para combater ácaros e pulgões.

Veja também: Como combater ervas daninhas no jardim

Top