Como Combater a Febre Alta Dicas

PUBLICIDADE

Febre é uma consequência vinda da invasão de uma bactéria ou vírus no corpo humano. Este sintoma é definido como um aumento na temperatura do organismo humano no qual a temperatura normal oscila entre 36,5 e 37,2°C.. Ela acontece porque cérebro libera substâncias que elevam a temperatura corporal. A febre é também um mecanismo de proteção do corpo, pois consequentemente ativa o metabolismo e acelera a reação dos glóbulos brancos, estes trabalham na defesa do corpo contra os vírus ou bactérias.

Foi pesquisado e constatado que deve-se medicar uma pessoa que apresente o sintoma a partir do momento que sua temperatura atinja 37,8°. Há ainda algumas visões da antroposofia e da homeopatia que acreditam que a febre não se deve ser tratata, por causa dos pontos benéficos da mesma, porém em casos especiais como hipertensão, cardiopatias ou histórico de convulsões o tratamento torna-se necessário. Como em alguns casos a temperatura sobe drasticamente e faz com que a pessoa sinta muito frio e o corpo dolorido a pessoa deve ser rapidamente medicada. Alguns dos remédios mais usados para o combate à esse sintoma são o dipirona e o paracetamol, porém para se saber qual o remédio correto a usar deve-se procurar um médico.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas que ajudam no combate a febre alta, uma delas é tomar um banho com água morna, não muito quente e nem muito fria, este banho ajudará à diminuir a temperatura corporal da pessoa, porém lembre-se que não é a temperatura da água que baixa a febre, mas sim o contato da água com a pele, ou seja, a medida tomada de um banho morno é apenas para trazer maior conforto à pessoa que está no banho. Outra são as compressas ou toalhas com água fria que devem ser colocadas em lugares de maior circulação sanguínea, como as têmporas e as axilas.

PUBLICIDADE

Outra medida é beber muito líquido, principalmente a água natural sem gás, chás naturais e outras líquidos que de preferência, como pode ser percebido nos exemplos, seja natural. Caso a pessoa tenha fome é essencial que satisfaça-a, não fique com fome, mas também não significa que é necessário comer enquanto bebe os líquidos, e não coma comidas artificiais e consuma alimentos saudáveis.

Diminuir as atividades físicas é outro fator que possibilita amenizar o sintoma, pois exercícios acabam por desgastar o corpo e diminuir os recursos imunológicos que são necessários no combate dos inimigos, ou seja, descanse seu corpo por um bom tempo.

Tomando os cuidados básicos é possível amenizar a febre e muitas vezes evitá-la e o uso de medicamentos podem torna-se desnecessário. Nunca use um remédio sem prescrição médica, pois caso o faça, o remédio pode não trazer o resultado esperado e alguns até podem trazer algum outro sintoma prejudicial. Como dito anteriormente a febre é um fator que pode ajudar no combate à infecção, então tomar muitas medidas contra a febre e diminuir a temperatura precocemente pode impedir que o organismo dê a largada nos mecanismos de defesa e pode acabar facilitando a ação do inimigo que invadiu o corpo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.