Como causar boa impressão no primeiro dia de trabalho

Educação, simpatia e disposição são essenciais para o seu primeiro dia em um novo trabalho. Confira algumas dicas para se sair bem.

O primeiro dia em um emprego é sempre um momento crucial. Não importa se é o seu primeiro trabalho ou um dos vários que você já teve: é sempre o início de um novo ciclo em um ambiente desconhecido. Depois de tanto tempo na luta por uma chance, agora é a hora de mostrar fazer valer todo o esforço. Para tanto é absolutamente normal querer ser bem visto no seu novo local de trabalho e se enturmar aos novos colegas.

Na verdade, não é um bicho de sete cabeças mesmo que o tal ditado popular “a primeira impressão é a que fica” seja algo a ser levado em consideração. Caso ainda tenha dúvidas ou esteja inseguro, veja só algumas dicas para se sair bem nesta prova de fogo.

Cuide de sua aparência:

Tenha cuidado ao escolher suas roupas no primeiro dia de trabalho. Tenha a mesma sobriedade quanto as suas escolhas quanto no dia de sua entrevista, optando pela discrição, mas não precisa ser tão formal. Uma boa dica para se sair bem é observar o modo como os demais funcionários se vestem desde o dia da entrevista. Acertar na roupa já é um bom caminho para que você possa sentir mais segurança.

Seja pontual

Chegar atrasado já é ruim, no trabalho é pior. No primeiro dia então, é algo a ser evitado a todo custo. Antes de seu primeiro dia, planeje-se bem e tenha noção do tempo de trajeto dos meios de transportes disponíveis. Isso pode evitar dores de cabeça e olhares tortos mais tarde.

Seja educado, sem distinção.

Seja educado não somente com o seu chefe ou quem está acima de você na hierarquia. Estenda sua educação e simpatia para todos. Todo mundo gosta de ser tratado com cortesia, não importa qual o cargo. E claro, essa é uma das dicas que valem não somente para o primeiro dia, mas para todos os outros.

Leia Também:  Lançamentos Gospel Para 2010-2011

Seja simpático, mas não force a barra

Seja simpático, sim, se esforce para agradar mas não force a barra em busca de aceitação imediata. Não é preciso se impor. Seja agradável e aja com equilíbrio.

Não tenha medo de perguntar:

Primeiro dia, tudo novo, incluindo regras, portanto é preciso ficar ciente das condições de seu local de trabalho. Pergunte aquilo que for necessário para desempenhar a sua função e tirar o maior numero de dúvidas possíveis. Não tenha receio em dizer que não entendeu ou isso pode afetar suas tarefas mais tarde. Tudo bem que errar seja humano, mas errar por receio de perguntar não é tão perdoável assim.

Disposição para aprender:

Não importa se você era o melhor no seu antigo emprego. Em um local novo, precisará construir sua reputação portanto nada de agir com autossuficiência. Mostre-se disposto a ouvir e aprender. Essa disposição sempre será bem vista, acredite.

Viu só? Muitas destas dicas já são aplicadas no dia-a-dia, portanto não representam exatamente um mistério. Seguindo estas orientações você com certeza poderá causar uma boa impressão não só no seu primeiro dia, mas também em todos os outros.

Top