Como calibrar um pneu

Com o passar do tempo os pneus murcham e passa a ser necessário acertar a quantidade de ar. A chamada calibragem ajuda a manter os itens com maior aderência com relação ao solo e controla o seu desgaste. Mas não basta encher o pneus, é preciso tomar muitos cuidados. Para acertar a pressão de ar é necessário deixá-los esfriar antes. Outra dica é que a calibragem dos pneus seja feita com nitrogênio ao invés de ar comprimido, já que esse gás mantém a pressão constante em todas as temperaturas e por mais tempo, fazendo com que os pneus sofram menos desgaste.

Leia mais sobre: Pneu que enche sozinho Goodyear

Calibrar os pneus ajuda na economia do combustível (Foto: Divulgação)

Porque calibrar os pneus frios?

Para ter certeza que os pneus estão em ordem é necessário calibrá-los frios, ou seja, com o carro parado há uma hora, no mínimo, ou não ter rodado mais de três quilômetros em velocidade reduzida. Quando o pneu está quente, as moléculas de ar se expandem e aumentam a pressão interna, o que dificulta colocar a calibragem ideal. Já com o pneu frio não tem erro. Quem toma o cuidado de encher os pneus frios tem uma segurança maior de que a pressão indicada no manual será a suficiente para manter o carro circulando com a espessura correta dos pneus.

Calibre os pneus regularmente

Calibrar os pneus do carro deve fazer parte da sua rotina a cada 15 dias, mas verifique a situação deles uma vez na semana para a identificação de danos e possíveis furos. Na hora de encher os pneus preste atenção na quantidade de libras, que deve seguir as recomendações do manual do carro.  Em alguns veículos as informações sobre calibragem estão na porta do motorista ou na tampa do reservatório de combustível.

Ajuste a calibragem do seu carro para melhorar seu desempenho (Foto: Divulgação)

Cuidado com pneu murcho ou cheio demais

Pneu murcho compromete estabilidade e distância de frenagem do carro e tem vida curta. Isso sem falar no desgaste maior nos ombros dos pneus e na direção mais pesada.  Já os pneus cheios demais, aumentam o desgaste no centro da banda e prejudicam o conforto do carro, já que pulam muito nos buracos e lombadas. Em caso de calibragem desigual, o veículo perde sua potencia e diferenciais de desempenho.

Saiba mais sobre: Rodízio de pneus – saiba mais

Compra de pneus de qualidade ajuda na segurança

A calibragem dos pneus auxilia na manutenção da segurança do carro, mas fazer uma compra de um material de qualidade é tão importante quanto ficar atento a manutenção do mesmo. O portal eletrônico http://www.taboaopneus.com é especializado em vendas de pneus e demais artigos do segmento, sendo uma da plataformas que priorizam a qualidade dos itens que entregam aos consumidores. Acesse agora mesmo esse site e confira as promoções e condições especiais de compra de pneus de vários tamanhos e marcas.

Reply