Como Calcular Acerto Trabalhista

PUBLICIDADE

Quando estamos trabalhando em qualquer local que seja, mesmo que o trabalho não seja corretamente registrado, temos direitos assegurados enquanto funcionários, e se por algum motivo de força maior precisar deixar o emprego, temos direito a rescisão de calculo do tempo que foi dedicado a esta empresa. Então você deve saber como calcular acerto trabalhista para receber certo o que lhe é de direito.

Como calcular acerto trabalhista (Foto: Divulgação)
Como calcular acerto trabalhista (Foto: Divulgação)

Como Calcular o Acerto Trabalhista

O primeiro ponto importante a se saber na hora de calcular o acerto de trabalho é que os valores a serem recebidos sofrem alteração de acordo com o tipo de desligamento, ou seja, se você foi demitido ou se pediu demissão. Este acerto não depende do ramo, ou função, depende apenas do tempo trabalhado. O calculo dos direitos rescisórios que você possui, não precisa ser feito por um profissional especifico, sendo possível você mesmo fazê-lo, assim é possível saber se você está recebendo todos os seus direitos ou está sendo lesado na hora da rescisão de contrato. Por isso é importante saber como calcular acerto trabalhista.

Você pode fazer o cálculo em casa (Foto: Divulgação Exame/Abril)
Você pode fazer o cálculo em casa (Foto: Divulgação Exame/Abril)

Como Calcular as férias e o 13º

Vamos verificar primeiro, quais os direitos trabalhistas no caso de desligamento por parte da empresa, ou seja, a empresa mandou você embora, vamos dar um exemplo que você tinha 6 meses de trabalho, você terá para receber: os dias referentes ao ultimo mês trabalhado integralmente, salvo se tiver faltas, 6/12 avos de décimo terceiro (se forem 4 meses trabalhados serão 4/12 de décimo e assim por diante) , 6/12 de férias.

PUBLICIDADE

Simplificando, para você saber o valor exato de décimo e férias a que tem direito basta dividir o valor do salário por doze, que é o numero de meses do ano, e multiplicar pelo número de meses que você trabalhou, no exemplo que demos são 6. Chegamos ao valor bruto do seu acerto.

Você pode fazer o cálculo do que tem para receber (Foto: Divulgação Exame/Abril)
Você pode fazer o cálculo do que tem para receber (Foto: Divulgação Exame/Abril)

Como calcular o FGTS

Deste valor pode ser retirado os adiantamentos solicitados, descontos de benefícios com convênios, farmácias, faltas se houver, e mais o que é de direito do INSS que geralmente é uma alíquota de 8,00%, que pode variar de acordo com o valor do salário. Além disso, se você foi mandado embora com 6 meses e é um funcionário com registro na Carteira Profissional, você ainda terá o depósito do FGTS que é 8% do valor do seu salário, multiplicado pelo número de meses que você trabalhou. Nos casos em que o funcionário pede a rescisão do contrato os valores a receber por desligamento da empresa são bem semelhantes aos que seriam devidos em caso de demissão. O que muda é que o funcionário que pede demissão não tem a liberação do FGTS , e perde o direito ao seguro desemprego.

Caso você receba valores diferenciados em razão da função, como por exemplo, extra por insalubridade ou periculosidade, o percentual referente a este recebimento será somado na folha de rescisão, Auxilio alimentação, vale transporte e outros tipos de ajuda de custo pagos pela empresa também serão pagos na hora da rescisão, de acordo com os dias trabalhados. Além dos extras comentados acima, também há os casos em que o funcionário trabalha em horário noturno, o que lhe concede o direito a este adicional na hora da rescisão.

Pedir demissão também da direitos ao trabalhador (Foto: Divulgação Exame/Abril)
Pedir demissão também da direitos ao trabalhador (Foto: Divulgação Exame/Abril)

Como calcular a multa do aviso prévio

Para fazer o cálculo da multa do Aviso Prévio é preciso que o trabalhador saiba o valor exato do seu Fundo de Garantia e acrescentar mais 40% sobre esse valor que dará o valor da multa rescisória.

 (Foto: Divulgação Exame/Abril)
(Foto: Divulgação Exame/Abril)

 Como calcular o proporcional salarial no acerto trabalhista

Para o cálculo do que você tem para receber no acerto trabalhista é muito fácil, basta você dividir o valor do seu salário por 30 e depois multiplicar o valor encontrado pelos dias que trabalhou. Dessa forma você vai chegar ao valor proporcional salarial no acerto trabalhista.

Agora que você já sabe os direitos trabalhista, no caso de desligamento da empresa em que trabalha, pode analisar com mais clareza se vale a pena sair ou não do emprego, no caso de outras oportunidades aparecerem. Mas se o caso não é de troca de emprego é importante avaliar bem a decisão, afinal, o mercado de trabalho está concorrido e bons locais de trabalho devem ser valorizados, principalmente quando a remuneração é adequada para a função exercida.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.