Como Aumentar e Melhorar a Velocidade da Internet

Redacao 29/03/2022 Tecnologia

Quer descobrir Como Aumentar e Melhorar a Velocidade da Internet? Nada mais chato do que esperar um bocado até que as páginas da internet acabem de carregar. E o que dizer dos downloads intermináveis que parecem nunca chegar ao fim? O pior de tudo é saber que o seu computador poderia usufruir melhor da sua conexão com a internet, mas as configurações do sistema o impedem.

Em vez de se aventurar manualmente por essas configurações, você pode adotar algumas estratégias, como utilizar o Ashampoo Internet Accelerator automatize o processo. Basta escolher o tipo da sua conexão para que o programa se encarregue de todo o resto.

Continue lendo para saber mais.

Programa para aumentar e melhorar a velocidade da Internet

Depois de instalar o programa, acesse a aba “Automatic”. A seguir, clique sobre o modo com que você se conecta com a internet. Você encontrará desde opções para internet discada (Analog modem), passando por bandas largas tradicionais por cabo (DSL) e chegando às conexões sem fio (Wireless DSL).

Feito isso, a qualidade da sua conexão já deve aumentar sensivelmente, mas vale lembrar que isso também depende da qualidade da sua banda. Caso você tenha alguma experiência no assunto, também poderá configurar o programa manualmente e, com isso, obter resultados ainda melhores.

  • Tamanho do programa: 9,2 MB;
  • Licença: gratuito (requer registro);
  • Idioma: inglês.

Baixe aqui o Ashampoo Internet Accelerator.

Dicas para aumentar e melhorar a velocidade da Internet

Caso você tenha percebido que a qualidade da sua internet caiu, vale a pena seguir as dicas que vamos dar aqui para melhorar.

Reinicie o roteador/modem

Essa  é a primeira dica que os atendentes e técnicos de operadoras indicam quando ligamos para falar de problemas.

Então, essa é a primeira coisa que você deve tentar se o seu sinal de internet estiver ruim.

Tenha em mente que o modem ou roteador pode estar enfrentando problemas que realmente diminuem a qualidade do sinal, como sujeira na linha ou sobrecarga de tarefas, que acumulam erros de sinal, que fazem com que ele trave.

Atenção para o posicionamento do Roteador

O sinal de Wi-Fi pode não estar chegando com qualidade em alguns locais da casa porque há interferências. Para amenizar essas “barreiras” é fundamental posicionar o roteador de forma adequada.

Vale destacar que a melhor posição do roteador é em um local central, com espaço aberto, para que o sinal se propague pelos melhores espaços. Portanto, se ele fica em um nicho ou local fechado, tende a deixar o sinal mais fraco e em locais mais abertos deixa mais forte.

Certifique-se que pessoas externas não estão usando a sua rede

Não é difícil encontrar vizinhos que em algum momento usaram a sua conexão, por isso, eles ainda podem estar usando a sua rede, mesmo sem querer.

Deixe o sinal fechado, ou seja, sempre precisando digitar a senha e ainda, que troque a senha de tempos em tempos para desconectar outras pessoas que possam estar usando a sua conexão.

Veja se não há muitos aparelhos conectados por bluetooth

Pode ser que o sinal da internet esteja oscilando por causa de outras ondas de rádio, como do bluetooth. Sendo assim, verifique quais estão conectados e faça um teste desligando para verificar se esse pode ser esse o problema. Lembrando, que quanto melhor o roteador está posicionado, menos essa oscilação e interferência pode acontecer.

Verifique possíveis interferências

Além de posicionar bem o roteador, também existem interferências que você nem imagina, como eletrônicos, que podem ser luzes de Natal, micro-ondas e babás eletrônicas.

Além disso, mesmo cabos elétricos, parafusos, espelhos, aquários podem afetar o sinal, além das paredes que citamos antes.

Cheque as possíveis interferências que podem estar ocorrendo e tente posicionar melhor para melhorar o sinal.

Troque de modem ou roteador

Se os problemas persistirem mesmo você tentando de tudo, o problema pode estar no aparelho, que pode ser o modem ou o roteador, ou o mesmo aparelho, já que apenas um aparelho pode ter as duas funções.

Quando nenhuma dessas opções funcionam, a melhor coisa é ver o que pode estar acontecendo, com um técnico da operadora.

Troque de operadora

Em último caso, se nenhuma das dicas que demos aqui funcionar, você pode sempre trocar de operadora.

Teste para aumentar velocidade de internet

Para descobrir como aumentar a velocidade de internet, é importante antes realizar um teste amplo da velocidade da sua conexão, seguindo essas 3 etapas:

  1. Acesse o teste de velocidade do site Minha Conexão. Se a velocidade estiver acima ou igual a contratada, a internet está chegando até a sua residência, exatamente como deveria. Se estiver abaixo, o problema é com a operadora.
  2. Com o computador conectado a rede Wi-fi, faça o teste novamente. Caso a velocidade esteja próxima, igual ou superior à contratada, o problema não é com a operadora.
  3. Vá até o cômodo que você notou problemas na conexão, feche a porta e realize o teste novamente. Se a velocidade estiver muito inferior à contratada, o problema pode ser na sua conexão sem fio.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Outros artigos

Lâmpada para Aquário, Preços

27/02/2011

Lâmpada para Aquário, Preços

Se peixes são seus animais domésticos favoritos é bom investir em um lindo aquário para que seu universo aquático seja encantador de ver e confortável para seus ...