Como aumentar a privacidade dentro de casa

Como aumentar a privacidade dentro de casa

A privacidade é algo importante na vida das pessoas, sobretudo quando elas dividem a mesma residência. Esta habilidade diz respeito ao controle da exposição…

Por Isabella Moretti em 28/03/2012

Biombo colabora com a privacidade da sala.

A privacidade é algo importante na vida das pessoas, sobretudo quando elas dividem a mesma residência. Esta habilidade diz respeito ao controle da exposição e busca conceder um espaço para que o indivíduo se sinta mais a vontade. Na hora de decorar a casa, é importante considerar a ideia de privacidade para que as pessoas possam desfrutar de momentos íntimos sem preocupações com terceiros.

Nos imóveis mais modernos e com estilo contemporâneo, é possível notar a queda de algumas paredes. Desta forma, os espaços residenciais deixaram de ser totalmente fechados e separados, recebendo a influência da integração de ambientes. Este conceito foi criado principalmente para otimizar o tamanho da área residencial, já que as casas e apartamentos estão cada vez menores.

Os ambientes integrados servem para criar a sensação de amplitude, mas comprometem a questão da privacidade. Na área de convivência, por exemplo, os cômodos estabelecem interação o tempo todo por causa da ausência de paredes. Assim, os moradores que estão acomodados no sofá da sala podem se comunicar com aqueles que se encontram na cozinha.

Apesar da queda das paredes ser uma tendência, ela não pode influenciar em todos os ambientes. O banheiro, por exemplo, precisa ser uma divisão totalmente fechada para garantir a privacidade do morador, tal como o quarto de solteiro ou de casal.

Dicas para melhorar a privacidade em casa

Estante vazada atua como divisória.

Ao buscar meios de melhorar a privacidade através da decoração, é importante se preocupar com o bem-estar, conforto e qualidade de vida dos moradores. Nas áreas totalmente fechadas, é fundamental que exista uma janela para proporcionar ventilação e entrada de luz. Por isso o fechamento completo de uma área precisa ser muito cauteloso.

Confira a seguir algumas dicas para aumentar a privacidade dos ambientes integrados, e, portanto, incluir elementos na decoração.

– Biombo: trata-se de uma divisória simples de ser colocada e capaz de deixar a área mais charmosa. Além de proteger o ambiente contra o vento e claridade intensa do sol, o biombo também desempenha o papel de peça decorativa. Disponível em vários modelos, ele pode ser confeccionado com bambu, madeira, ferro, tecido, entre outros materiais. Para não comprometer a privacidade, evite o vidro.

– Estante Vazada: é uma peça funcional e decorativa que estabelece a divisão dos ambientes, sem fechar totalmente o espaço. O elemento vazado é interessante porque pode servir para armazenar objetos, livros, utensílios, enfeites, entre outros itens.

– Ripas de madeira: permite o fechamento completo, contribuindo ainda com o isolamento térmico e acústico da área.

– Cortinas e persianas: as peças que vestem a janela garantem a privacidade e segurança da casa. Assim, quem está de fora não pode saber o que os moradores estão fazendo.

Dessa forma, aproveite essas dicas e mantenha a privacidade na medida certa!

As cortinas e persianas evitam que o morador seja visto por alguém de fora.

Top