Como aumentar a duração da tintura no cabelo

A maioria das mulheres que tingem o cabelo sofrem com a alteração de cor nos fios, que lentamente vão desbotando e perdendo toda a…

A maioria das mulheres que tingem o cabelo sofrem com a alteração de cor nos fios, que lentamente vão desbotando e perdendo toda a vida e brilho que tinham logo após o processo de coloração. A verdade é que esse processo é comum, mas alguns pequenos hábitos, cuidados e produtos corretos ajudam que isto ocorra mais lentamente e de maneira mais saudável.

Como aumentar a duração da tintura no cabelo (Foto: Divulgação)

Dicas para a tintura durar mais nos fios

A primeira dica e mais importante, é sempre manter os cabelos hidratados. Cabelos bem cuidados, hidratados e protegidos são a chave para uma boa coloração, pois um cabelo todo estragado e ressecado não segura a tintura. O que acontece é que as escamas do cabelo ficam abertas quando ele está danificado, de modo que coloração vai embora rapidamente. Quando os fios são fechados, através de reconstruções e cauterizações, a tinta se fixa no fio por muito mais tempo, aumentando a duração da tintura no cabelo. Ou seja, antes de tingir os cabelos, hidrate-os.

Para manter os cabelos bonitos, o ideal é fazer uma hidratação a cada 15 dias, quando este tratamento fizer efeito, o ideal é passar a cuidar das madeixas apenas uma vez por mês, para que ele não fique excessivamente hidratado e se torne oleoso. Fios com excesso de químicas, mesmo as boas, como queratina, podem se tornar muito duros e quebradiços, ou seja, moderação sempre.

Cabelos hidratados mantêm a cor por mais tempo.(Foto: Divulgação)

Outra dica importante é não exagerar no shampoo. Vale lembrar que o shampoo é para uso exclusivo na raiz, sempre em pequenas quantidades, principalmente no comprimento, região que geralmente é mais seca. Assim, nada de lavar todo o cabelo com um monte de shampoo, principalmente aqueles que possuem como base produtos petrolados. Shampoos abrem as cutículas dos fios, para limpá-los, o que facilita a perda da cor.

Continuar Lendo  Crianças no carro: cuidados

Ao lavar o cabelo, procure dar um intervalo de pelo menos um dia. Cabelos mais oleosos, devem usar produtos especiais, como os para cabelos coloridos, com pH balanceado entre 3,5 e 5,5, xampu ideal para o seu tipo de cabelo (por exemplo, para cabelo misto, oleoso, seco), além de usar xampu desamarelador nos fios loiros.

Fios ressecados, com escamas abertas, deixam a cor sair mais facilmente.(Foto: Divulgação)

Piscina e mar são verdadeiras armadilhas para cabelos coloridos, de modo que devem se evitados ao máximo, pois possuem o poder de ressecar e remover a tintura das madeixas, deixando-as feias e opacas.

Até mesmo a chapinha, aliada de muitas mulheres no quesito beleza pode ajudar a remover a cor dos fios. Para que isso não ocorra, use bons finalizadores, óleos de argan, leave-in, entre outros produtos antes de secar os fios.

 

Top