Como atrair beija-flor no jardim

Como atrair beija-flor no jardim

Muitas pessoas, para reforçar o contato com a natureza, montam um jardim em casa. Este ambiente é caracterizado por uma variedade de plantas e…

Por Isabella Moretti em 06/06/2013

Muitas pessoas, para reforçar o contato com a natureza, montam um jardim em casa. Este ambiente é caracterizado por uma variedade de plantas e móveis que favorecem o relaxamento.

O beija-flor deixa o jardim mais alegre e com movimento. (Foto:Divulgação)

O jardim se revela um espaço ideal para conversar com os amigos, namorar, ler um livro ou simplesmente tirar um cochilo. Um bom projeto paisagístico com certeza tornará a área ainda mais agradável.

Além de investir em plantas e móveis na decoração do jardim externo, o morador também pode pensar em formas de atrair animais para a sua pequena reserva de natureza. Os beija-flores com certeza vão contribuir com a beleza e saúde do jardim.

Os beija-flores não surpreendem com o canto, porém garantem mais cor e movimento ao jardim.

Dicas para atrair beija-flor no jardim

Confira a seguir uma seleção de dicas para atrair beija-flor no jardim:

• Os proprietários do jardim podem pendurar bebedouros para beija-flor nas árvores. Para atrair as aves, basta encher os recipientes com água e açúcar;

O bebedouro é uma boa opção para atrair as aves. (Foto:Divulgação)

• As aves gostam principalmente de flores nas cores laranja, vermelho, roxo, branco e amarelo;

• As plantas selecionadas para o jardim precisam apresentar flores generosas e duradoras em diferentes épocas do ano;

• Uma estratégia interessante para atrair a visita de beija-flores é pendurar fitas vermelhas nas árvores. Esta cor chama atenção de longe e pode confundir a visão da ave;

• Vale a pena ter um sistema de rega automático no jardim, pois os beija-flores adoram tomar banho;

Os beija-flores gostam de hibisco. (Foto:Divulgação)

• As aves apreciam as flores de corola estreita tipo funil;

• Entre as plantas que mais atraem beija-flores, vale ressaltar: Mimo-de-vênus, Lantana, Grevílea-anã, Camarão-vermelho, Hibisco, Tajetes, Alegria-de-jardim, Candelabro de Ouro, Camarão-amarelo, Escova-de-macaco, Brinco-de-princesa, Sininho e Sapatinho-de-judia.

Sobre o beija-flor

O beija-flor é uma ave de pequeno porte, que mede de 6 a 12cm e pode pesar seis gramas. O seu bico se destaca pelo fato de ser longo e ter um formato apropriado para coletar o néctar das flores.

A constituição muscular do beija-flor garante o voo rápido. O ritmo das asas chega a ser tão intenso que, às vezes, a ave parece imóvel no ar.

Os beija-flores precisam de muita energia para dar conta das calorias gastas no voo contínuo, por isso eles chegam a ‘beijar’ mais de mil flores por dia.

Inove o seu projeto paisagístico de jardim residencial para receber a visita dos beija-flores todos os dias.

Top