Como as bebidas alcoólicas interferem na dieta

Muitas pessoas não conseguem diminuir as medidas e enxugar a silhueta, apesar de passarem a semana inteira comendo saladas, grelhados, desnatados e produtos lights…

Muitas pessoas não conseguem diminuir as medidas e enxugar a silhueta, apesar de passarem a semana inteira comendo saladas, grelhados, desnatados e produtos lights e diets. Para encontrar a solução desse problema é só dar uma olhada rápida no cardápio das baladas e noites de happy hours, pois a fonte de calorias pode estar justamente aí. Saiba como as bebidas alcoólicas interferem na dieta.

Entenda os efeitos do álcool sobre o cérebro e estômago.

O álcool provoca uma irritação gástrica, que aumenta a vontade de comer. (Foto: divulgação)

Engorda mas não alimenta

Nem todo mundo sabe, mas as bebidas alcoólicas são chamadas de “calorias vazias”, por terem grande valor energético e não apresentarem nenhum outro componente nutricional. Isso significa que essas bebidas são altamente calóricas, mas não alimentam. Por isso que, se o objetivo é perder peso, é fundamental banir o álcool da dieta.

Para se ter uma ideia dos efeitos que as bebidas podem causar no organismo, cada grama de álcool possui sete calorias, enquanto que um grama de proteína ou carboidrato apresenta apenas 4 calorias. Em um copo de suco de laranja se encontra 110 calorias, enquanto que uma dose de uísque tem em torno de 120 calorias. Vale a pena atentar para o fato de que ninguém toma 4 copos de suco de laranja, mas pode tomar essa quantidade de uísque em uma festa.

Dieta por água abaixo

Os efeitos do álcool sobre o ganho de peso não podem ser avaliados apenas a partir de seu valor energético. De acordo com especialistas, esse tipo de bebida é capaz de provocar uma irritação gástrica, levando o indivíduo a comer com mais frequência e em maior quantidade numa tentativa de amenizar os sintomas desse processo irritativo. É o caso dos famosos “tira-gosto”, servidos juntamente com bebidas como a cerveja ou chopp.

O álcool engorda, mas não alimenta. (Foto: divulgação)

Quantidade calórica das principais bebidas

Confira o valor calórico para cada 100 ml das bebidas alcoólicas mais comuns. Lembrando-se de que 100 ml corresponde a menos da metade de um copo tradicional de requeijão, que possui 250 ml.

Leia Também:  Bebidas que podem atrapalhar a dieta
Aguardente 231
Brandy 245
Cerveja 42
Champanhe 76,4
Conhaque 249
Rum 250
Saquê 134
Sherry 100
Tequila 220
Vermute 120
Vinho branco doce 153
Vinho branco seco 66,3
Vinho rose 71
Vinho tinto 72
Vodca 250
Uísque 250

O álcool em excesso aumenta o risco de demência. Entenda.

Se o objetivo é perder peso, é preciso tomar cuidado com o consumo de álcool. (Foto: divulgação)

Geralmente, em uma dieta de emagrecimento é recomendado ingerir de 1220 a 1500 calorias diariamente. Portanto, fica fácil constatar que 200 calorias somente de álcool, livre de qualquer elemento nutricional importante, apresenta um grande impacto em qualquer dieta. Isso sem contar no estímulo para comer mais. Por isso que, se o objetivo é acabar com as gordurinhas, é necessário pensar duas vezes antes de aceitar aquele convite para curtir uma cervejinha com os amigos.

Top