Como aproveitar os saldões de fim de ano

Os saldões de fim de ano costumam começar logo após o Natal,  por volta do dia 26 de dezembro. Mas é no mês de…

Saldão de fim de ano costuma apresentar descontos superiores a 50%

Os saldões de fim de ano costumam começar logo após o Natal,  por volta do dia 26 de dezembro. Mas é no mês de janeiro que a maior parte das lojas coloca os seus produtos em promoção, sendo que em alguns lugares, os descontos podem chegar aos 80%. Este tipo de liquidação, que já ocorre há um bom tempo, foi criado para movimentar um período que é tradicionalmente menos movimentado no comércio, e faz a alegria de quem consegue resistir às tentações de comprar o que deseja antes do Natal.

E olha que é difícil não sair às compras nos dias que antecedem o Natal, pois somos bombardeados por propagandas de todos os tipos, além de ver as pessoas cheias de pacotes de presentes nas ruas. Mas, aqueles que se mantêm resistentes, costumam se dar bem nos saldões. Uma TV de LCD, que  está custando na faixa de uns R$ 2.000, pode sair, daqui a um mês, pela metade do preço, por exemplo. E isso vale para qualquer tipo de produto, de roupas aos eletroeletrônicos da moda.

Porém, esses grandes descontos podem acabar trazendo um problema, que acontece quando você sai comprando muitas coisas das quais não necessita, apenas por estarem custando mais barato. Por isso, é necessário alguns cuidados antes de aproveitar as liquidações.

Dicas

Antes de mais nada, você deve ter noção de que muitos produtos em promoção são aqueles que ficam em exposição nas lojas, e podem apresentar alguma sujeira ou mesmo pequenos defeitos, por isso converse com o vendedor a este respeito, antes de efetuar a compra.

Calçados e roupas em promoção podem ser de coleções passadas

 

No caso de roupas e acessórios, saiba que algumas peças podem ser de coleções passadas, o que não necessariamente é ruim, mas se você prefere os modelos mais atuais, é bom ficar atento a isso. Nas compras de computadores, smartphones e outros eletrônicos, também é importante fazer estas verificações, buscando informações sobre o produto, se é o mesmo que você queria.

Outro detalhe importante sobre as liquidações de final de ano é a respeito dos preços. Procure saber o preço anterior do produto que você está comprando, para confirmar se realmente a promoção vale a pena. A loja é obrigada a passar estas informações ao consumidor.

E não se esqueça de confirmar se a empresa aceita trocar o produto, caso seja necessário, e em que condições pode ser efetuada a troca.

Onde acontecem os saldos de fim de ano

Os saldões de fim de ano acontecem em todo o país e também no exterior. Grandes redes varejistas, lojas de roupas, de eletrodomésticos, de perfumes e de brinquedos, entre outras categorias, colocam os seus produtos em promoção. Basta ficar de olho nas propagandas da TV, nos jornais, no rádio e na internet.

Os sites também participam dos saldões, muitos deles oferecendo  descontos nas compras à vista, pagando no boleto bancário, e frete grátis. Caso opte pelas compras virtuais, confira antes se a empresa é confiável e, se não for um site muito conhecido, procure saber se ele possui boas referências no mercado.

Consumidores esperam abertura de loja que participa do saldão

Top