Como aprender com os filhos

Ao colocarmos nossos filhos no mundo, pensamos em como lhe ensinaremos o que sabemos. Entretanto, eles não são vasos vazios, mas sim, poços de…

Por Editorial MDT em 11/04/2012

As crianças podem nos ensinar a fórmula da alegria. (Foto: Divulgação)

Ao colocarmos nossos filhos no mundo, pensamos em como lhe ensinaremos o que sabemos. Entretanto, eles não são vasos vazios, mas sim, poços de sabedoria, pois a inocência e a ingenuidade de uma criança podem ensinar muito a nós, adultos, que achamos que já aprendemos tudo o que a vida poderia nos oferecer. Por isso, saiba como aprender com os filhos.

Olhe para os olhos de uma criança e veja a ingenuidade neles. Quando crescemos, passamos por algumas dificuldades e algumas pessoas nos ferem no meio do caminho. Portanto, ficamos desconfiados e não nos entregamos totalmente nem a um relacionamento amoroso nem a uma amizade sincera. Sendo assim, aprenda com os seus filhos a confiar nos outros de braços abertos.

Com a ingenuidade de uma criança, podemos encarar a vida com sinceridade. (Foto: Divulgação)

Se a criança está triste, ela chora. Se está alegre, ela sorri. Se não gosta de algo, não faz. Se gosta, pula de felicidade. Ou seja, os pequenos demonstram os seus sentimentos a qualquer hora e lugar. Então, seja como eles e mostre que tem sentimentos. Chore, sorria, grite, abrace quem você ama e dê pulos de alegria, porque guardar as emoções só nos faz sofrer.

Ao longo da vida, deixamos de ser curiosos por acharmos que já vimos tudo na vida. Por outro lado, as crianças mexem em tudo o que vêem, perguntam o que não sabem e entram embaixo dos móveis. Então, descobrem novidades a cada momento e esse é um grande aprendizado não somente para elas, mas para os adultos também, que não podem se acomodar com uma verdade suposta imposta pela mídia ou pela sociedade. Desse modo, não deixe que a sua curiosidade morra, use-a para desbravar as suas dúvidas e incoerências.

A curiosidade infantil faz com que a criança descubra mundos incríveis. (Foto: Divulgação)

O ditado “Criança não mente” serve para ensinar os adultos a não esconderem a verdade também. Porém, é preciso ter muito tato para não ferir as pessoas. Ou seja, há coisas que devem ser ditas enquanto outras precisam ser omitidas ou ditas cuidadosamente.

Nossos filhos podem nos dar ótimos ensinamentos de como encarar a vida, porque já perdemos a inocência e a ingenuidade presentes apenas na infância. Entretanto, não podemos nos deixar afetar pelas intempéries e tempestades da vida, afinal, ela é muito mais bonita que parece, basta saber enxergá-la com olhos infantis.

Top