Como aplicar papel de parede

O papel de parede é um material que inova a aparência dos espaços internos, tornando-os mais bonitos e charmosos. Apesar de todas as vantagens…

Por Isabella Moretti em 22/12/2011

Há papel de parede com diferentes estampas

O papel de parede é um material que inova a aparência dos espaços internos, tornando-os mais bonitos e charmosos. Apesar de todas as vantagens que estão associadas ao uso, é recomendado tomar alguns cuidados no momento da aplicação para não prejudicar os resultados.

Passo a passo para aplicar papel de parede

A aplicação do papel de parede deve obedecer as etapas

Comparado aos outros materiais usados para o revestimento do espaço vertical, o papel de parede se revela prático, eficiente e barato. Confira as etapas de aplicação:

1. Remova a sujeira que pode estar impregnada na parede usando um pano úmido. Depois, se preocupe com a uniformidade da superfície, lixando possíveis imperfeições que possam interferir na hora de aplicar o material.

2. Tire as medidas das paredes, se preocupando em deixar 10 cm para o recorte no rodapé e 10 cm para o teto.

3. Espalhe bastante cola no verso do papel de parede, começando do centro para as bordas. Para reforçar o material, una as duas pontas e passe mais uma demão de cola em abundância.

4. Aplique o papel começando pelo teto e vá colando aos poucos, desenrolando o material ao longo deste processo.

5. É importante passar um pano seco sobre o novo revestimento durante a aplicação, assim o excesso de cola pode ser removido. Para evitar a formação de bolhas, dê tapas leves no papel de parede.

6. Por fim, use uma espátula para recortar o excesso de papel.

Qual cola usar na aplicação?

Ela pode ser preparada de forma caseira a partir da mistura de cola em pó com água. A substância resultante possui a consistência de um mingau.

O essencial do papel de parede

Prático e versátil, o papel de parede é perfeito para revestir

Ao longo de séculos, o papel de parede foi um elemento de luxo para decorar a casa, sendo comum principalmente nas propriedades mais sofisticadas da Europa. O material ficou esquecido por um tempo, mas sua retomada na decoração já se revela bem expressiva.

As pessoas que desejam inovar o look da casa devem apostar numa nova forma de acabamento para o espaço vertical. O papel de parede é poderoso neste sentido porque rompe com a monotonia da pintura convencional e deixa o ambiente da casa mais vivo.

O papel de parede não é um elemento que atua isoladamente na decoração, por isso é necessário combiná-lo com móveis, acessórios e piso. A proposta de contraste não pode faltar no ambiente decorado, afinal, somente assim o equilíbrio perfeito é alcançado. Por exemplo, se a sala já possui um papel de parede estampado, é preferível adicionar móveis sóbrios e neutros no cômodo.

 

Top