As mudanças anunciadas na política de privacidade e nos termos de uso do Instagram, que entrarão em vigor a partir do dia 16 de janeiro de 2013, devem trazer sérias consequências para a rede social de compartilhamento de fotografias, principalmente com a perda de uma quantidade considerável de usuários.
Com a mudança nas regras de uso do Instagram, a rede social deve perder um grande contingente de usuários (Foto: Divulgação)
É que de acordo com as novas regras, o Instagram poderá vender, a empresas parceiras, os dados de quaisquer usuários do serviço, incluindo fotografias, informações pessoais e especificações sobre seus aparelhos, entre outras, sem pagar um centavo aos usuários, que poderão ter suas imagens atreladas a algum tipo de publicidade, por exemplo.
Tais mudanças geraram uma grande revolta entre os usuários do Instagram, fazendo com que muitos deles excluam os seus perfis na rede social. E mesmo com as explicações de Kevin Systrom, cofundador do Instagram, de que as novas regras foram mal interpretadas, a repercussão ainda continua bastante negativa.
Se você está entre aqueles que não querem mais utilizar o serviço, aprenda a apagar a conta do Instagram, mas não se esqueça de salvar as imagens que já estão postadas na rede.
Os motivos da polêmica: Novas regras do Instagram
Fazendo o backup das imagens do Instagram
Página inicial do Instaport, aplicativo para fazer backup das fotos do Instagram (Foto: Divulgação)
Antes de excluir o perfil do Instagram, você tem a opção de salvar todas as fotos que já postou usando sua conta, algo que certamente será muito útil para quem usava bastante o serviço.
Para tanto, há alguns aplicativos que fazem a extração das imagens de forma rápida e gratuita. Um deles é o Instaport, que realiza o backup de todas as suas fotos do Instagram e as reúne em um arquivo zipado, que você pode salvar em seu computador para usá-las posteriormente.
É só acessar o site do Instaport e clicar em “Sign in with Instagram”, para efetuar o login usando os mesmos da sua conta na rede social. Em seguida, basta autorizar o aplicativo, para que ele comece o backup, lembrando que são permitidas várias configurações avançadas.
Apagando a conta do Instagram
Depois de salvar as suas fotos, que poderão ser postadas em outros serviços semelhantes ao Instagram ou em qualquer rede social, como Twitter, Flickr, etc, você já pode apagar a conta do Instagram, ressaltando que após deletar o seu perfil, não será possível recuperar as informações.
Mudança nos planos? Instagram volta atrás sobre os termos de uso
Tomada a decisão, é só acessar a página de exclusão da conta do Instagram (é necessário fazer o login em seu perfil) e seguir as instruções na tela, informando o motivo pelo qual está saindo do serviço e reinserindo a sua senha.