Como anda a segurança da sua conexão sem fio?

Muita gente pensa que basta adicionar uma senha para o seu roteador sem fio para proteger os computadores da rede. Além de não bastar,…

Muita gente pensa que basta adicionar uma senha para o seu roteador sem fio para proteger os computadores da rede. Além de não bastar, isso não faz a menor diferença quando você se conecta a partir de lugares públicos. Veja algumas dicas para garantir a sua segurança.

Rede sem fio em sua casa

Se você utiliza internet sem fio a partir da sua própria casa, é essencial que você configure uma senha de acesso. Caso você não o fizer, qualquer um nas redondezas pode entrar em sua rede e possivelmente acessar os documentos da sua máquina.

Isso pode ser feito acessando o endereço de configuração do roteador (veja no manual do aparelho). Caso você não saiba como fazer isso, entre em contato com seu provedor de internet e solicite o serviço. Preferencialmente, utilize senhas fortes (com pelo menos 8 caracteres variando letras, números e símbolos) no formato WPA2 de criptografia.

Outra dica é desabilitar a função do Windows que permite o compartilhamento automático de dados. Também evite criar pastas de compartilhamento do seu computador que contenham documentos importantes e sempre limitar as ações de quem as utiliza.

Redes públicas

O cuidado deve ser ainda maior ao utilizar o computador em locais de acesos gratuito à internet como shoppings, aeroportos e cyber cafés. Ao se conectar nestes locais, marque sempre a opção de “Redes Públicas” do Windows para evitar que os dados do seu computador sejam expostos. Verifique também se o funcionamento do seu antivírus e firewall estão adequados.

E o mais importante: evite acessar contas de banco e outras informações confidenciais a partir destes lugares. Lembre-se que as internets públicas representam um grande foco de ataques hackers, fazer isso a partir delas significa expor os seus dados.

Continuar Lendo  Chevrolet lança o primeiro veículo Wi-Fi do Brasil

Caso seja possível, opte por utilizar uma VPN (Rede Particular Virtual). Dessa forma, você emula um ambiente fechado de rede dentro da internet.

Top