Como alugar casa sem fiador

Na hora de alugar uma casa, um dos principais desafios consiste em encontrar um fiador. Esta pessoa vai se responsabilizar pelo pagamento do aluguel…

Na hora de alugar uma casa, um dos principais desafios consiste em encontrar um fiador. Esta pessoa vai se responsabilizar pelo pagamento do aluguel do imóvel, caso o inquilino não cumpra com as suas responsabilidades.

Muitas pessoas sentem dificuldades de encontrar um fiador. (Foto:Divulgação)

O papel do fiador

O fiador é uma pessoa independente financeiramente e que tem pelo menos um imóvel quitado em seu nome. Também é importante que ele comprove a renda mensal, que deve ser pelo menos três vezes maior do que o preço do aluguel.

Um indivíduo só aceita ser fiador quando tem parentesco ou confia muito no locatário. Ao assinar o contrato, ele pode se envolver em riscos financeiros e judiciais, mas apenas se o inquilino for inadimplente. De qualquer forma, são poucas as pessoas que estão dispostas a correr o risco imposto pelo papel de fiador.

Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-SP),dos negócios imobiliários que envolvem locação, a maioria dos contratos assinados em São Paulo ainda conta com o fiador, cerca de 50%. Outras modalidades também resolvem a situação de garantia, mas representam maior custo para o inquilino.

Ao alugar um imóvel, é preciso oferecer algum tipo de garantia ao proprietário. Confira a seguir opções que podem substituir o fiador na hora de fechar o negócio:

O fiador pode ser substituído pelo seguro-fiança. (Foto:Divulgação)

Seguro-fiança

No seguro-fiança, o locatário contrata uma companhia de seguros e terá que pagar a ela todo ano o valor equivalente a um mês de aluguel. Esta quantia, por sua vez, não conta com ressarcimento.

A Porto Seguro é uma das empresas que trabalham com o seguro-finança no Brasil. Com este serviço, a empresa espera facilitar a vida de proprietários, imobiliárias e inquilinos, pois substitui as vantagens de um fiador.

Leia Também:  Casas a Venda em Florianópolis SC

Algumas seguradoras, como é o caso da Porto Seguro, oferecem coberturas adicionais de danos ao imóvel.

A caução é uma alternativa para quem não encontrar um fiador. (Foto:Divulgação)

Caução

Para alugar um imóvel sem fiador, outra opção é pagar a caução em dinheiro. Nesta modalidade de negócio, o locatário deposita na conta poupança do locador o equivalente a três meses de aluguel.

Quando deixar o imóvel o inquilino recebe o dinheiro da caução de volta, com acréscimos da correção monetária da caderneta. O valor só será devolvido inteiro se o inquilino não atrasar nenhum pagamento.

A caução não precisa ser feita necessariamente com o dinheiro de garantia, ela também pode ser estabelecida através de um automóvel, eletrodoméstico ou outro imóvel. No entanto, como tudo requer registro em cartório, o processo tende a ficar mais caro.

Top