Como aliviar o estresse com um abraço

Como aliviar o estresse com um abraço

Ainda não conseguiram criar um gesto tão significativo quanto o abraço. Ele consegue unir a sensação de conforto, com o sentimento de proteção. Além…

Por Editorial MDT em 18/04/2012

O abraço é um ato importante.

Ainda não conseguiram criar um gesto tão significativo quanto o abraço. Ele consegue unir a sensação de conforto, com o sentimento de proteção. Além disso, o abraço proporciona uma sensação prazerosa tanto para a pessoa que envolve, quanto para a que está sendo envolvida. Compreenda um pouco mais sobre esse ato tão prazeroso e que auxilia o combate ao estresse.

Estudos comprovam a eficácia do abraço

Estudos comprovaram que o abraço colabora com o combate do estresse por proporcionar a sensação de prazer. Isso se deve pela diminuição dos níveis de cortisol e de noradrenalina, hormônios que estão diretamente ligados ao estresse. Além disso, ele colabora com a liberação de dopamina e serotonina (hormônios do prazer) que ocorre no cérebro após o ato de abraçar e ser abraçado. Outros benefícios que o abraço oferece são o controle da pressão arterial e a liberação da oxitocina. Esta última também é liberada pelo cérebro e auxilia na sensação de prazer. Assim, de maneira geral, o abraço acolhe a pessoa de tal forma que melhora a disposição e a forma de encarar os problemas do dia a dia.

O abraço contribui para a liberação de substâncias do prazer.

Abraço X Depressão

O abraço também é um ótimo aliado no combate à depressão. Durante a prática do abraço, a pessoa depressiva se sente acolhida, devido a boa sensação proporcionada pelo toque. Apesar de não ser a cura para o problema, o abraço é um sinal de amparo e apoio para os que sofrem desse mal.

Abraçando a família

Infelizmente, segundo dados, as pessoas se abraçam pouco atualmente. O distanciamento não está presente apenas no ambiente corporativo, ele também ronda os lares brasileiros. O ideal é que as pessoas consigam se abraçar, pelo menos uma vez ao dia. Além de todos os benefícios anteriormente citados, o abraço também diminui os atritos familiares.

Vale ressaltar que esse gesto é indispensável entre o casal. De acordo com psicólogos, o abraço é um sentimento mais forte que o ato de beijar, reforçando os relacionamentos e diminuindo as diferenças.

O abraço traz benefícios tanto para quem pratica, quanto para quem recebe.

O simples ato de abraçar traz grandes benefícios à vida da pessoa que concede ou que recebe o abraço. Além de se sentirem protegidas, ele ainda auxilia no combate do estresse diário, devido a liberação de substâncias do prazer. Outro ponto positivo relacionado ao abraço é a solidificação de relacionamentos, por colaborar na aproximação das pessoas, seja em ambiente corporativo ou familiar. Com certeza, adquirir o hábito de abraçar pode trazer grandes benefícios a sua vida e a das pessoas ao seu redor.

Top