Como aliviar a azia

Como aliviar a azia

Muitos indivíduos sofrem com os sintomas da azia, em especial, após abusar daquele churrasco em família. Devido a isso, muitas pessoas acabam buscando orientação…

Por Editorial MDT em 03/07/2013

Muitos indivíduos sofrem com os sintomas da azia, em especial, após abusar daquele churrasco em família. Devido a isso, muitas pessoas acabam buscando orientação de um especialista para aliviar esse incomodo. Conheça abaixo algumas dicas de como aliviar a azia.

A azia é um problema que afeta diversas pessoas. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a azia

A azia é uma consequência do contato direto do suco gástrico com a mucosa do esôfago. Como consequência, o indivíduo apresenta o sintoma de queimação que pode ser facilmente aliviada através do uso de medicamentos que ajudam o conteúdo ácido a voltar para o estômago. No entanto, antes de utilizar algum remédio para o tratamento da azia, é importante buscar a orientação de um especialista para evitar qualquer efeito adverso.

Aprenda a combater a azia através da alimentação

É possível combater o incomodo da azia, através da alimentação. O ideal é que o indivíduo realize uma dieta  pobre em carnes, alimentos gordurosos e alimentos ácidos. Além disso, é possível beber um copo de suco natural de cenoura, beterraba ou de laranja lima para o combate das manifestações clínicas.

O tratamento caseiro para a azia

Separamos abaixo algumas dicas de como combater o problema da azia. Entre elas podemos citar:

  • Xarope de erva doce com hortelã;
  • massagem no local da queimação;
  • O indivíduo pode colocar um calço, em torno de 10 cm, na cabeceira da cama, de forma a evitar o refluxo noturno;
  • Ingerir um pedaço de pão ou duas bolachas de água e sal;
  • Evitar ingerir água ou qualquer outro líquido, durante a manifestação da queimação;
  • Fazer suco de um limão, também ajuda no combate da azia. O ideal é que ele seja realizado sem a adição de água e açúcar.

    Diante dos sintomas de azia, é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Conheça outras dicas

Além das dicas anteriormente citadas, existem outras formas de combater a azia, sem utilizar medicamentos. São elas:

  • Evitar deitar de barriga cheia

Como foi anteriormente citado, a azia acontece quando o ácido do estômago ultrapassa o esfíncter que o separa do esôfago. Como resultado, ele segue em direção ao peito e a garganta, produzindo o sintoma de queimação. Assim, quando o indivíduo realiza uma refeição ao final da noite e deita logo em seguida, colabora com o extravasamento do ácido, colaborando com a manifestação dos sintomas.

  • Evitar o excesso do consumo de bebidas alcóolicas

O álcool colabora com o aumento da produção e da quantidade de ácido produzido pelo estômago.

  • Utilize dois travesseiros

Um das melhores formas de evitar o sintoma da azia, é utilizar a gravidade a seu favor. Assim, é importante que o indivíduo utilize dois travesseiros para elevar a cabeça e evitar que ocorra o refluxo do ácido para o esôfago e manifeste os sintomas.

Evitar deitar após as refeições, ajuda a prevenir os sintomas da azia. (Foto: divulgação)

A azia é um dos sintomas mais incômodos para um indivíduo. Após conhecer algumas formas de eliminar o problema, basta segui-las e obter os benefícios.

Top