Como ajudar o filho a recuperar as notas na escola

Nem todos os pais têm a sorte de ter um filho que goste de estudar e que, consequentemente, tire boas notas. Por isso, saiba…

Por Editorial MDT em 11/11/2011

Nem todos os pais têm a sorte de ter um filho que goste de estudar e que, consequentemente, tire boas notas. Por isso, saiba como ajudá-lo a recuperar as notas na escola, para que ele não fique de recuperação no final do semestre e tenha que ir à escola, enquanto os seus coleguinhas estão de férias.

O primeiro passo, para essa recuperação de notas, é ter uma conversa sincera. Pergunte qual é a dificuldade dele na matéria em que  está com notas baixas. Em alguns casos, o problema pode até ser com o professor da disciplina. Nesse caso, converse, também, com o professor e saiba exatamente o que acontece em sala de aula, para poder ajudar o seu filho. Desse modo, os dois podem passar a se entender e as suas notas aumentarão, automaticamente.

No entanto, se o motivo das notas baixas for realmente a falta de estudos, não há outro jeito: sente-se  e estude com ele. Para tanto, dependendo da série em que ele estiver, você terá que se preparar, com antecedência, para saber como ajudá-lo, pois há várias matérias que esquecemos ao longo dos anos por falta de uso.

Nesse momento, é muito importante, ser bastante paciente e deixar  que ele pense ,sozinho, no problema a ser resolvido, já que você está lá para ajudá-lo a resolver a questão, e não para fazê-la por ele. Se a matéria for de leitura, como História ou Geografia, peça para que ele leia os livros em voz alta e, em seguida, faça-lhe perguntas, oralmente, sobre o que foi lido. Em muitos casos, as crianças vão mal nessas matérias por falta de interpretação correta dos textos. Então, ensine o seu filho a compreender o que ele lê.

Essas são algumas medidas a serem tomadas de última hora, quando as provas já estão chegando. Porém, o melhor modo de  tirar boas notas e mantê-las assim, é tomar precauções desde o começo do ano.

Para tanto, a criança deve tirar da cabeça que o estudo, para as provas, deve ser feito, apenas, um dia antes que elas aconteçam. O estudo deve ser feito constantemente, ou seja, desde o momento em que o professor passa a matéria. Geralmente, com a matéria, o professor passa a lição de casa, que é um modo de reforçar o que foi aprendido. Portanto, faça com que o seu filho resolva as tarefas de casa diariamente, porque ele certamente se beneficiará no futuro. Desse modo, ele precisará estudar muito menos antes das provas, necessitando apenas de uma pequena leitura da matéria.

Essas são algumas dicas para ajudar o seu filho a recuperar as notas na escola. Por isso, esteja sempre presente na vida escolar dele, pois essas são as formas de ajudá-lo corretamente.

Top