Como ajudar o filho a passar no vestibular

Os vestibulares das universidades federais e estaduais são muito concorridos. Em alguns cursos a quantidade de pessoas querendo conquistar uma vaga parece ser ainda…

Por Élida Santos em 04/01/2013

Os vestibulares das universidades federais e estaduais são muito concorridos. Em alguns cursos a quantidade de pessoas querendo conquistar uma vaga parece ser ainda maior. Por isso, além de empenho e dedicação do vestibulando, a família necessita dar todo suporte para esse momento complicado, que nem sempre dura pouco. Conheça algumas maneiras de ajudar o seu filho a passar no vestibular.

Leia mais sobre: Dicas de como estudar e passar no vestibular

 

Ajude o seu filho a não sofrer mais do que deve com o vestibular (Foto: Divulgação)

Evite fazer barulho no horário que seu filho estiver estudando

Algumas pessoas estudam em casa na hora que os pais e demais membros da família estão na residência. Se você quer que seu filho mantenha o foco no vestibular ajude a manter a ordem e a paz no ambiente. Nada de ligar a televisão no último volume, bater panelas na cozinha ou ficar gritando pela casa.

Reforce a alimentação do vestibulando

Não adianta fazer com que o seu filho só estude. Para chegar em plenas condições de dar o melhor de si na prova é preciso manter uma alimentação saudável. Incentive-o a praticar, ao menos, uma hora por dia de atividades físicas e o oriente para dormir cedo. Pois o cérebro precisa desse merecido descanso.

Confira também: Dicas de memorização para estudar

Descansar na hora certa é fundamental para ser aprovado no vestibular (Foto: Divulgação)

Não fique pressionando o seu filho a passar no vestibular

Na ânsia de ajudar os filhos a passar no vestibular, muitos pais exercem um pressão. Deixe claro que ficará muito contente se ele for aprovado, mas caso não passe, a família o apoiará novamente. Evite ficar questionando sobre quantidade de candidato por vaga e demais dados que indiretamente o faça desanimar.

Ajude-o a relaxar nos dias perto da prova

Muitos estudantes passam muito tempo diante dos livros e acabam chegando cansados no dia da avaliação não rendendo o que deveria. Para ajudar seu filho a ser aprovado no vestibular é importante chamá-lo para fazer programas que o distraia nos dias que antecedem avaliação. Vá ao cinema, caminhe no parque, visite um amigo, ou simplesmente o convide para assistir televisão com você. O importante é que ele relaxe.

Top