Como ajudar o amigo a superar o fim do namoro

Enfrentar o término de um relacionamento é uma tarefa bastante difícil para algumas pessoas. Não é incomum se sentir desamparado e totalmente desinteressado pelas…

Enfrentar o término de um relacionamento é uma tarefa bastante difícil para algumas pessoas. Não é incomum se sentir desamparado e totalmente desinteressado pelas atividades rotineiras, além de uma tristeza imensa que machuca o peito. Nesses momentos, muitos acabam buscando forças em um ombro amigo, o qual acaba recebendo uma responsabilidade muito grande, pois se não estiver preparado, além de não poder ajudar pode até mesmo acabar piorando a situação e provocando mais dor.

Quando as coisas dão errado, muitas pessoas recorrem à um ombro amigo. (Foto: divulgação)

Para saber como se comportar e quais atitudes tomar para resolver a situação de uma vez por todas, confira algumas dicas de como ajudar o amigo a superar o fim do namoro.

Dicas para ajudar um amigo que terminou o namoro

  • Ouça o que ele tem a dizer

Geralmente as pessoas que acabam de terminar um relacionamento precisam desabafar e colocar pra fora toda a dor que sentem. Nem todo mundo tem paciência para ouvir todas as lamúrias amorosas do amigo, mas nessas situações é preciso manter a calma e saber ouvir.

O recém-solteiro sempre irá querer contar todos os acontecimentos que levaram o fim do namoro, dando bastante ênfase nos erros cometidos pela outra parte. Um amigo de verdade deve ouvir todas as reclamações com atenção e dar sua opinião sobre o ocorrido, mostrando que se interessa pela dor do colega.

É importante prestar atenção e ouvir tudo o que a outra pessoa tem a dizer. (Foto: divulgação)

  • Mostre onde ele acertou e errou

Ao final de toda relação as pessoas costumam ficar imaginando o que poderiam ter feito de melhor para mudar e se culpam pelo fim da relação. Esse é um pensamento muitíssimo comum, mas nem sempre é o ideal. O bom amigo tem a obrigação de ouvir o que o colega tem a dizer sobre o assunto, devendo expressar seu ponto de vista de uma forma clara e respeitando os sentimentos da pessoa magoada. Apontar os acertos e erros cometidos é uma das formas de evitar o fim de uma relação futura.

  • Leve o amigo para espairecer
Leia Também:  Comida apimentada ajuda no emagrecimento

Ficar em casa, ouvindo todas as lamúrias do amigo sofredor, não é a melhor solução e pode precipitar sentimentos depressivos no colega sofredor. Mesmo que o plano dele seja curtir a fossa, um bom amigo tentar levantar o astral do outro como, por exemplo, fazendo planos para curtir uma festa interessante, ir ao cinema, fazer comprar ou realizar qualquer outra atividade que não seja pensar na ex.

Levar o amigo para sair ajuda a espairecer. (Foto: divulgação)

Romper um namoro é um momento bastante delicado da vida, em que muitas pessoas contam apenas com o apoio de amigos para diminuir a dor e tentar sair da fossa. Vale a pena conhecer as dicas que um bom amigo deveria seguir para lidar com a situação e poder ajudar.

Top