Como ajudar criança a se acostumar com a creche

Como ajudar criança a se acostumar com a creche

A licença-maternidade está quase no fim e chegou o momento de colocar o bebê no berçário ou na creche. O problema é que a…

Por Editorial MDT em 23/09/2013

A licença-maternidade está quase no fim e chegou o momento de colocar o bebê no berçário ou na creche. O problema é que a adaptação a esse local pode não ser tão simples para a criança. É preciso saber como enfrentar a separação de forma tranquila, sem traumas para o pequeno. Saiba mais sobre o assunto e veja como ajudar a criança a se acostumar com a creche.

Os pais devem ajudar os filhos a se acostumar com a creche. (Foto: divulgação)

Criança na creche

Deixar a criança pela primeira vez aos cuidados de um funcionário de uma creche é sempre uma experiência traumática para as mães. E quanto menor for a criança, maior será a angústia. A separação é uma fase da vida muito importante para o desenvolvimento da criança. Apesar do sofrimento, é possível encarar com naturalidade esse período tão complicado.

A principal dúvida dos pais está em como fazer a criança se acostumar com a creche, com menor trauma possível para todos, afinal a maioria das mães precisam trabalhar e não há escolha a não ser deixar o filho na creche apropriado para suas necessidades.

Para a mãe é um momento traumatizante deixar a criança na creche. (Foto: divulgação)

Como ajudar a criança a se acostumar com a creche

O importante nesse momento é ser paciente e tolerante com os envolvidos nesse processo, além do bom-senso ao escolher o lugar mais educativo onde a criança irá passar a maior parte do tempo do seu dia. Trata-se de uma fase intensa e transitória, da qual várias emoções circulam pela mente da criança que até o presente momento estava adaptada ao ciclo familiar e a partir desse momento terá contato com outras crianças e adultos fora de seu vinculo familiar.

Os pais devem transmitir segurança e confortar a criança sempre que necessário, deixando claro que ela irá passar somente um tempo nesse ambiente, ficará mais um tempo enquanto os pais trabalham, no caso dos pequenos ou maiores, preparando então para a fase escolar e apresentar a importância dessa fase no seu desenvolvimento.

Nessa fase, a criança não entende o porque foi deixada nesse ambiente, se tornando fundamental informar a importância e pontos positivos dessa fase para o crescimento e socialização da criança. Os pais devem optar por escolinhas onde possam ficar mais tempo com os filhos, mas não dentro da sala e sim em um local mais reservado aos pais e quando se sentirem ansiosas ou chorarem devem ser levados ao conforto dos mesmos.

A creche é um ambiente de grande aprendizado para a criança. (Foto: divulgação)

A creche é um ambiente que oferece muitos benefícios tanto para a criança quanto para os pais. É necessário que os pais saibam ajudar a criança no primeiro dia na creche para que esse momento não se torne tão traumatizante para ambas as partes. O mais indicado é escolher uma creche que ofereça conforto e segurança para seu filho.

Top