Como ajudar a criança a estudar matemática

A matemática é uma das matérias mais odiadas pelos alunos de todas as idades. Talvez por considerarem a matéria difícil. As crianças costumam apresentar muitas…

A matemática é uma das matérias mais odiadas pelos alunos de todas as idades. Talvez por considerarem a matéria difícil. As crianças costumam apresentar muitas dificuldades no aprendizado da matemática. Pensando nisso, selecionamos dicas de como ajudar a criança a estudar matemática.

Os pais podem ajudar os filhos a aprender matemática. (Foto: divulgação)

Aprendendo a estudar matemática

As crianças podem ser estimuladas desde cedo a desenvolver sua inteligência e outros elementos para formação da sua personalidade. Quando estão na fase escolar, as mães sofrem dificuldades com os pequenos quando se trata de estudar matemática, pois a maioria das crianças apresenta dificuldades no aprendizado com os números.

Porém, a boa notícia é que os pais podem ajudar seu filho a ter um melhor desempenho na matéria e até aprender a gostar de matemática. Esse conhecimento é indispensável para ajudar o ser humano no desenvolvimento da sua autonomia e capacidade crítica.

Os pais devem incentivar as crianças a gostarem de matemática. (Foto: divulgação)

Veja também como ensinar boas maneiras para as crianças 

Dicas de como ajudar a criança a estudar matemática

1.  Em cada idade a criança pode ser estimulada de uma forma diferente. Para as crianças pequenas de até 2 anos, estímulos como perguntar a idade dele, ajuda a criança a aprender desde cedo a importância dos números.

2.  A partir dos quatro anos, as crianças podem ser estimuladas através de jogos educativos que exijam conhecimento em matemática. Dessa forma, a criança começa a ver que a matemática não é tão ruim quanto parece.

3. Acima dos dez anos, as crianças já têm um contato maior com situações práticas em sala de aula. Porém os pais podem incentivá-las, propondo atividades como calcular o preço da lista de compras que foram feitas no supermercado. Essas são medidas muito práticas que incentivam as crianças a gostar de matemática.

Leia Também:  Como fazer um jantar japonês romântico

4.  Na hora de fazer as tarefas os pais podem sim ajudar os filhos, porém nunca devem fazer por eles. O ideal é que os pais estimulem o esforço mental das crianças para que elas aprendam a fazer sozinhas.

5. Os pais devem estimular as crianças a gostarem de matemática, fazendo com que a matéria se torne algo agradável e não motivo de medo e insegurança.  Momentos de descontração durante os exercícios de matemática são essenciais para não tornar o estudo chato e dificultoso.

Deixar que as crianças façam pequenos cálculos em casa é uma ótima opção para ensinar matemática. (Foto: divulgação)

Veja também 5 dicas para ajudar a criança a estudar 

Para ensinar as crianças a estudar matemática é preciso fazer com que elas percam o medo criado em relação a matéria. Os pais podem ensinar as crianças a gostar da matéria em situações práticas do dia a dia, incentivando o cálculo de pequenas coisas. Além disso, eles devem apoiar as crianças durante as resoluções de exercícios para que esse momento não seja sentido como uma tortura para elas.

Top