Como Agir em uma Entrevista de Emprego

Como agir em uma entrevista de emprego? – Esta é uma pergunta comum entre as pessoas que estão participando de um processo de seleção.…

Como agir em uma entrevista de emprego? – Esta é uma pergunta comum entre as pessoas que estão participando de um processo de seleção. Conversar com o recrutador não é uma tarefa simples, afinal, cada movimento ou palavra está sendo avaliado.

Como Agir em uma Entrevista de Emprego. (Foto: Divulgação)

O currículo é o primeiro contato do empregador com o candidato, mas ele não é suficiente para garantir uma vaga. O ponto crucial do recrutamento é, sem dúvidas, a entrevista. É nesta etapa que o profissional prova (ou não) todas as qualidades que destacou no currículo.

Leia mais: 5 Coisas para se fazer depois da entrevista de emprego

Como agir em uma entrevista de emprego?

Confira a seguir dicas para uma entrevista de emprego:

1. Pesquise sobre a empresa

Assim que a entrevista for agendada, dedique algumas horas do seu dia para pesquisar sobre a empresa. Procure conhecer a missão, os valores, os objetivos e as principais conquistas.

2. Conheça bem o seu currículo

O currículo será retomado durante a entrevista, por isso é fundamental reler as informações e se preparar para as perguntas, principalmente com relação à qualificação, ao idioma e às experiências anteriores.

3. Boa apresentação

A aparência diz muito sobre o candidato e, em alguns cargos, é considerada fundamental. De qualquer forma, é importante usar roupas discretas, pentear o cabelo, fazer a barba e ter boa higiene.

No dia da entrevista, cuidado para não atrasar. (Foto: Divulgação)

4. Seja pontual

Evitar atrasos é uma dica importante e como se dar bem em uma entrevista de emprego. Isso mostra que você é disciplinado e consegue cumprir os horários.

5. Cuidado com as gírias e vícios de linguagem

Falar muitas gírias e apresentar vícios de linguagem é um dos principais erros em uma entrevista de emprego. Um repertório pobre pode, inclusive, eliminar um candidato com ótimas qualificações.

6. Cuidado com o que fala

O bate-papo com o entrevistador deve ser focado na vida profissional. Você não deve falar mal das empresas anteriores e nem contar mentiras. É importante ouvir as perguntas, respondê-las de formas coerente e também levantar questões que demonstram interesse pelo cargo na empresa.

Evite conversar usando gírias. (Foto: Divulgação)

7. Evite algumas atitudes

Se você não faz ideia de como se comportar na entrevista de emprego, então saiba que algumas atitudes pegam mal, como mexer no celular, usar boné, ficar de óculos escuros, mascar chiclete, contar piada e fumar.

8. Controle o nervosismo

Por mais que o entrevistador tenha uma postura intimidadora, é importante controlar o nervosismo. Converse mantendo contato visual e um tom de voz firme.

Agora que você já sabe como agir em uma entrevista de emprego, comece a se preparar para encarar o recrutador.

Top