segunda-feira, 3 de outubro de 2022 - 03/10/2022 08:28:54
MundodasTribos

No clássico desse fim de semana, pelo Campeonato Paulista, acontecram alguns atos de violência (Foto: Divulgação)

A morte de mais um torcedor por causa de confrontos entre torcidas reacendeu a discussão com relação a segurança nos estádios. Apesar da briga entre corintianos e palmeirenses ter acontecido fora do horário do clássico, pela manhã, a população fica amedrontada com tamanha violência que tem como desculpa a rivalidade dos clubes.

André Alves, de 21 anos, morreu na noite do último domingo, 25 de março, depois de ter levado um tiro na cabeça durante uma emboscada tramada por alguns membros da torcida do Corinthians. A avenida Inajar de Souza é um local conhecido por esse tipo de cenário violento em dias de clássicos do futebol. Para ajudar você a se manter longe dessas situações nos estádios brasileiros, separamos algumas dicas de segurança:

Evite ficar próximo de pessoas muito exaltadas (Foto: Divulgação)

O que este artigo aborda:

1 – Uniforme do time

É normal ver as pessoas usando camisas do seu time do coração em estádios de futebol, já que representa o clube pelo qual vai torcer durante a partida. Porém, a torcida adversária identifica facilmente seus oponentes. Acontece que quando ocorre uma briga generalizada, os vândalos atacam todos que estão com algo das cores ou com o detentivo da torcida adversária, sem querer saber se você faz parte da confusão ou não.

Por isso, é recomendável sempre ir com uma camisa por debaixo daquela que é do clube. Essa roupa deve ser de cor neutra, que não representa nenhum adversário. Assim que sair das dependências do estádio, em um lugar que seja seguro, deixe de usar a camisa do clube. Dessa maneira em caso de confusões você consegue passar despercebido, na maioria dos casos.

Fique o mais longe possível de aglomerações (Foto: Divulgação)

2 – Chegada no estádio

Para não enfrentar filas grandes, ou ficar em meio a uma aglomeração de torcedores, chegue ao palco do confronto com uma hora de antecedência, ou após início do jogo. Se usar essa estratégia e perceber que comitivas de torcedores chegaram ao mesmo tempo que você, aguarde um pouco antes de entrar no estádio. O caminho utilizado também deve ser motivo de atenção. Evite ruas em que brigas aconteçam com frequência. Pesquise o trajeto que as comitivas das torcidas organizadas farão para evitá-los. Pois onde existe um número maior de pessoas o risco é proporcional.

3 – Durante e depois do jogo

E por fim, durante o jogo fique distante das pessoas exaltadas, que estão aparentemente mais nervosas que o normal, tendo atitudes de provocação com a torcida adversária, fazendo ameaças e agindo de modo a culminar um desentendimento. Na hora de deixar o espaço, saia antes do jogo acabar ou depois que a maior parte dos torcedores saírem, espere um momento mais tranquilo, para que o risco de acontecer uma briga seja menor.

O conteúdo "Como agir em caso de brigas de torcida no estádio" foi feito por Élida Santos e distribuído por MundodasTribos na categoria Esportes em .

1

Pode ser do seu interesse

Tênis Adidas Femininos – Modelos, Onde Comprar

Tênis Adidas Femininos – Modelos, Onde Comprar

Com um a menos, Corinthians derrota o Avaí e reassume a ponta

Com um a menos, Corinthians derrota o Avaí e reassume a ponta

Com dois a mais, Palmeiras vacila e cede empate ao Atlético

Com dois a mais, Palmeiras vacila e cede empate ao Atlético

Tênis Feminino Reebok Modelos, Preços

Tênis Feminino Reebok Modelos, Preços

Chelsea demite Técnico Luiz Felipe Scolari – Saiba o Motivo!

Chelsea demite Técnico Luiz Felipe Scolari – Saiba o Motivo!

Sem inspiração, Atlético Goianiense e Flamengo empatam sem gols

Sem inspiração, Atlético Goianiense e Flamengo empatam sem gols