Como acordar uma pessoa desmaiada

A queda na pressão sanguínea é o que resulta o desmaio. Por causa da localização, a cabeça é a primeira parte a sentir a…

A queda na pressão sanguínea é o que resulta o desmaio. Por causa da localização, a cabeça é a primeira parte a sentir a diminuição da circulação nesses casos, o que leva à falta de oxigênio no cérebro e o desligamento dos sentidos. Também conhecido como síncope, o desmaio pode ser ocasionado por causa de doenças, como arritmia cardíaca, que prejudicam a circulação sanguínea.

Confira também: Primeiros socorros em casos de desmaios

 

Estimular a circulação do sangue ajuda (Foto: Divulgação)

Quando a causa do desmaio é a queda da pressão sanguínea se a pessoa cai no chão e a cabeça fica no mesmo nível do resto do corpo, a circulação volta ao normal. Antes que o desmaio se efetive, a baixa no nível de oxigênio no sangue faz as células da retina terem disfunções, deixando a visão escura ou com pontos pretos. Além disso, os sons ficam distantes até que desapareçam de fato. Então, se sentir os sintomas do desmaio, se antecipe ao fato e sente-se e abaixe a cabeça para que a circulação do sangue volte ao normal.

Falta de glicose no sangue também causa desmaios

As pessoas também desmaiam por falta de glicose no sangue. Os adolescentes são as maiores vítimas desse mal. Isso porque nessa faixa etária se gasta muita energia e a alimentação nem sempre é das melhores, pois muitos pulam refeições ou comem alimentos com poucos nutrientes. A incidência de desmaios por queda de glicose geralmente atinge as pessoas pela manhã, quando a glicemia está muito baixa. Nessa situação é necessário que a pessoa beba água com açúcar para que seu corpo volte ao normal.

Saiba mais sobre: Primeiros socorros em casos de desmaio

 

Beba água com açúcar para estabelecer a glicose após um desmaio (Foto: Divulgação)

Como acordar a vítima de um desmaio?

Mas, se mesmo diante dos sintomas não der tempo de prevenir o mal, então aprenda algumas como acordar a vítima de desmaio:

Continuar Lendo  Unha frágil cuidados e tratamentos

1° Passo: Deite a pessoa no chão, levante as pernas em relação ao resto do corpo para facilitar a circulação de sangue para o cérebro (geralmente ela vai acordar);

2° Passo: Afrouxe as roupas da vítima e ventile o ambiente;

3° Passo: Quando a vítima do desmaio recuperar a consciência ofereça um pouco de água com açúcar.

Se a pessoa não acordar um minuto depois da efetivação do primeiro passo, vire-a de lado (essa atitude evita que a pessoa se afogue com um vômito involuntário) chame uma ambulância. O mesmo vale para quem bater a cabeça com a queda durante o desmaio.

Top