Como acabar com os odores da cozinha

A cozinha se revela um dos espaços mais importantes da casa, principalmente com os efeitos da integração de ambientes nos imóveis modernos. Ela não…

Por Isabella Moretti em 27/01/2012

Truques caseiros ajudam a eliminar odores da sua cozinha.

A cozinha se revela um dos espaços mais importantes da casa, principalmente com os efeitos da integração de ambientes nos imóveis modernos. Ela não se resume apenas a um espaço para preparar refeições, mas também pode ser considerada uma área de convivência. Desta forma, torna-se inapropriado o cômodo ser dominado por odores desagradáveis.

Vários fatores podem deixar a cozinha com cheiro ruim, como por exemplo, as frutas estragadas, o lixo acumulado ou mesmo os restos de alimentos. Para que os moradores não sofram com este tipo de problema, é fundamental manter a limpeza do cômodo e favorecer a organização.

No caso dos odores indesejáveis já estarem presentes na cozinha, é necessário tomar algumas medidas para eliminá-los.

Dicas para acabar com cheiros ruins da cozinha

Conserve a geladeira sempre limpa e sem produtos estragados.

1. Geladeira: o espaço de refrigerado para armazenar alimentos costuma ser afetado pelos odores. Produtos vencidos, temperos, frutos do mar, ovos podres e produtos estragados colaboram com o cheiro desagradável ao abrir a geladeira. Para acabar com este impasse, o morador deve fazer uma limpeza em todas as partes do refrigerador.

Há vários truques caseiros que ajudam a remover o mau cheiro da geladeira, como por exemplo, o preparo de uma solução com água morna e bicarbonato de sódio. A dona de casa também pode embrulhar um pedaço de carvão no papel e depois colocá-lo dentro da geladeira, assim a concentração de odores diminui.

2. Fritura: este é um problema bastante comum na vida das pessoas que não possuem exaustor em casa. Mas, alguns truques caseiros são capazes de acabar com o odor de fritura em poucos minutos: encha um copo com vinagre e depois o coloque em um lugar alto da cozinha, como geladeira ou armário. Ferver a água com pedaços de casca de laranja também funciona.

A limpeza é necessária em todas as partes da cozinha, inclusive no micro-ondas.

3. Micro-ondas: quando o cheiro ruim está impregnado no eletrodoméstico é necessário tomar algumas providências. Leve um copo de água com rodelas de limão ao forno e deixe ferver por cerca de 3 minutos.

4. Armário: depois de limpar todas as repartições do armário, coloque copo de leite fervendo na parte interna, deixando-o agir por 3 horas.

5. Lata de lixo: este recipiente costuma concentrar uma variedade de odores desagradáveis, por isso é fundamental se preocupar com a limpeza. Além de jogar fora os resíduos diariamente, também é recomendado borrifar bicarbonato de sódio na lata.

6. Cheiro das mãos: não adianta preservar a limpeza da cozinha se as mãos estão afetadas por odores. Para eliminar cheiro forte de alho e cebola, faça uma lavagem com suco de limão.

Aproveite as dicas para deixar a cozinha limpa, arejada e agradável.

Top