Como acabar com a umidade das paredes

Com a chegada da temporada de chuva, os índices de umidade aumentam consideravelmente. Isso acaba afetando os lares de milhares de pessoas, causando mofo…

Por Paulo Lima em 29/12/2012

Com a chegada da temporada de chuva, os índices de umidade aumentam consideravelmente. Isso acaba afetando os lares de milhares de pessoas, causando mofo nas paredes e gerando transtornos para quem possui problemas alérgicos e respiratórios.

Além de comprometer a estrutura da casa, a umidade na parede pode causar sérios problemas de saúde. (Foto: Divulgação).

O ideal é detectar o problema logo no início e, assim, evitar que o bolor traga mais prejuízos para a estrutura da obra. Isso significa que você precisa verificar qual é a origem do problema, ou seja, se ele está sendo provocado por uma infiltração ou é resultado da ação da própria umidade do ambiente.

Para descobrir, basta colocar um pedaço papel alumínio na área afetada. Se depois de algum tempo você observar que a umidade está condensada na parte que ficou em contato com a parede é porque ela vem de alguma infiltração. Caso contrário, isto é, se a parte visível do papel estiver molhada, é sinal de que a umidade vem do ambiente.

Veja também: Infiltrações, como resolver.

Como acabar com a umidade das paredes

Em alguns casos, é necessário retirar toda a pintura da parede e passar uma nova tinta para resolver o problema. (Foto: Divulgação).

Quando a umidade vem do interior da parede, você pode removê-la usando um produto impermeabilizante, geralmente vendido em casas de material de construção. Procure observar ainda se o bolor está subindo ou descendo pela parede. Desse modo, será possível identificar se o problema vem do piso ou do teto da casa, procedimento fundamental para que você possa tomar as medidas adequadas.

Quando a umidade vem do ambiente, ou seja, de fora para dentro, você deve remover a pintura e a massa corrida da parede, incluído a área que está a 30 centímetros em volta do bolor. Depois, aplique um revestimento impermeabilizante em intervalos de duas a três horas. Caso tenha dúvida, busque a ajuda de um profissional e veja o que você deve fazer para realizar todo o procedimento corretamente.

Mais dicas de como acabar com o mofo em casa.

Dicas para evitar a acúmulo de umidade

Como a umidade costuma se acumular em ambientes não ventilados, procure deixar as janelas e cortinas abertas durante o dia. (Foto: Divulgação).

Existem algumas dicas que são capazes de evitar que a umidade se acumule. Como ela costuma aparecer em ambiente com pouca ventilação, você deve tomar cuidado para não deixar os móveis, como cama, armário e guarda-roupa, encostados na parede. O sugerido é manter entre eles uma distância mínima de 5 centímetros.

Além disso, durante o dia, mantenha as janelas e cortinas abertas, para que o ar possa circular por toda a casa. Não use ainda carpetes em cômodos poucos iluminados e arejados, pois esse tipo de tecido retém umidade, favorecendo o desenvolvimento de mofos e bolores.

Agora, é só colocar essas orientações em prática e deixar sua casa com um ambiente muito mais limpo e saudável.

Top