Como abrir uma floricultura passo a passo

Como abrir uma floricultura passo a passo

Aprenda como abrir uma floricultura passo a passo. O mercado de flores tem crescido aos poucos no Brasil. De acordo com dados do Instituto…

Por Isabella Moretti em 26/10/2015

Aprenda como abrir uma floricultura passo a passo. O mercado de flores tem crescido aos poucos no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura, o setor registrou um aumento no volume de vendas de 8% no ano de 2006. Em 2012, o faturamento foi de R$4,8 bilhões, comprovando assim que esse mercado tem um grande potencial para crescer nos próximos anos.

Como abrir uma floricultura passo a passo. (Foto Ilustrativa)

Alguns empreendedores, que estão buscando ideias para criar novos negócios, começam a olhar com mais atenção para o mercado de flores. Mesmo em tempos de crise, o setor promete ser promissor para quem tem ideias inovadoras e capacidade de planejamento.

Leia mais: Floricultura online

Como abrir uma floricultura passo a passo

Se você tem o sonho de montar um negócio de flores, então é importante iniciar o seu planejamento e conhecer alguns pontos importantes para que a empresa possa dar certo. Confira como abrir uma floricultura passo a passo:

Conheça o mercado

Antes de montar o negócio, é muito importante conhecer a fundo o mercado de flores e as principais tendências. Estude pesquisas mercadológicas e busque fontes seguras de informação, como é o caso do IBRAFLOR.

Procure estudar o mercado de flores antes de investir. (Foto Ilustrativa)

Pense no público e na localização

O empreendedor precisa identificar o seu público alvo e também estudar os motivos que levam os consumidores a comprar flores. Em geral, as pessoas adquirem arranjos para enfeitar a casa, presentear alguém ou celebrar datas comemorativas. Também é importante conhecer o perfil dos habitantes da cidade e escolher uma boa localização para o ponto de venda.

Legalize a sua empresa

A floricultura é uma empresa, portanto, ela deve ser devidamente cadastrada na Junta Comercial, na Receita Federal, na Prefeitura Municipal, entre outros órgãos. Se você tiver dificuldades para legalizar a sua situação, contrate um contador.

Crie uma boa estrutura

Pense na estrutura do estabelecimento. (Foto Ilustrativa)

Para que a sua floricultura conquiste o sucesso, ela precisa contar com uma boa estrutura. Portanto, pense no layout do estabelecimento de forma estratégica e preocupe-se com a satisfação dos clientes. Em resumo, é preciso criar uma área de atendimento, uma oficina para a montagem dos arranjos e um espaço para as atividades administrativas. Ao pensar na estrutura, considere também os equipamentos e móveis.

Saiba mais: Curso gratuito em floricultura na EAD SENAR 2015

Monte uma boa equipe

Uma floricultura tem muito trabalho, por isso é importante que você conte com uma boa equipe. Contrate pelo menos dois atendentes, um florista, um entregador e um funcionário para serviços gerais.

Escolha bem os fornecedores

Não adianta nada ter uma ótima estrutura se a mercadoria é ruim ou não satisfaz às expectativas dos consumidores. Então escolha bem os fornecedores de matéria-prima e cuide do estoque.

A mercadoria deve ser de qualidade. (Foto Ilustrativa)

Invista na divulgação

A sua floricultura será um negócio novo na cidade e vai concorrer diretamente com estabelecimentos que já existem e possuem tradição no mercado. Portanto, é muito importante ter um planejamento de comunicação, que envolva mídias digitais e off-line.

Veja também: Como abrir uma empresa passo a passo

Agora você já sabe como abrir uma floricultura passo a passo. Em caso de dúvidas para montar o plano de negócios, procure um consultor do Sebrae e conte com consultoria gratuita. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre empreendedorismo.

 

Top